10 razões para mudar para um PABX IP

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 11:42

O que é um PABX IP?

PABX IP é um sistema de telefonia completo que permite o estabelecimento e a gestão de chamadas telefônicas através de redes de dados IP. As chamadas utilizam-se tanto da rede pública de Telefonia (STFC/PSTN) quanto da rede de dados, de acordo com a melhor relação custo-benefício, tudo isso gerenciado e administrado através de uma inteligência implementada em um Sistema de Telefonia baseado em software.

A tecnologia inclui recursos avançados de comunicação, e também fornece uma dose significativa de escalabilidade e robustez sem preocupações. O PABX IP também é capaz de se conectar às linhas PSTN tradicionais através de um gateway opcional, que em geral permite uma importante redução de custo.

As empresas não precisam dispensar sua atual infraestrutura, pois com um PABX IP implantado, uma empresa pode manter seus números de telefone atuais. Desta forma, o PABX IP pode comutar/completar as chamadas utilizando-se das mesmas linhas telefônicas existentes.

Como funciona o PABX IP?

 

Um Sistema Telefônico IP consiste de um servidor preparado com hardware e software para ser um PABX IP, um ou mais telefones IP, e opcionalmente um Gateway VoIP para conectar a linhas PSTN existentes. O PABX IP funciona de forma semelhante a um servidor de autenticação em que telefones IP ou softphones se registram a fim de habilitar a realização de chamadas.

Uma vez habilitado, quando um usuário deseja fazer uma chamada, o PABX IP recebe essa discagem e ocorre a terminação/completamento através dos parâmetros específicos implementados, de tal maneira que uma chamada para os EUA possa sair pela PSTN e uma chamada para telefone celular local saia através de um rede de dados a qual está conectada a PSTN.

Em geral os provedores dessa solução implementam as melhores práticas de utilização, mas naturalmente podem ser ajustadas de acordo com a necessidade dos clientes, podendo o cliente fazer a gestão de diretório de usuários, implementação/emissão de relatórios de gastos por centro de custo, políticas de controle de uso, adoção de apps de chamada em smartphones ou solicitar a seu provedor para realizar essas atividades.

Confira abaixo os principais benefícios de utilizar um sistema PABX IP em sua empresa: 

# 1 – Facilidade de instalação inicial

O PABX IP utiliza-se de um computador com hardware e software preparado para a realização de chamadas. Sua implantação é facilitada em virtude do sistema ter sido concebido para ser um dispositivo de rede gerenciado por software, cujas configurações iniciais o habilitam a funcionar tão logo seja ligado.

# 2 – Facilidade de gerenciamento remoto

Um PABX IP pode ser gerenciado através de uma página web, permitindo que facilmente sejam feitos ajustes e atualizações no sistema telefônico. Os sistemas de telefones proprietários têm interfaces difíceis de usar cujo tempo e custo por hora de manutenção é invariavelmente muito alto.

# 3 – Significativa economia nas chamadas

Com um PABX IP se pode facilmente usar um provedor de Telefonia Digital, também chamado de VoIP, para chamadas cuja tarifa seja compensadora financeiramente. As economias mensais são significativas, sendo gratuito em chamadas entre matriz e filiais.

# 4- Eliminação da fiação do telefone

Um sistema de telefonia baseado em PABX IP permite que você conecte telefones IP diretamente a uma porta padrão de rede de computador. Por outro lado, há também os softphones, que são aplicativos instalados no PC ou no smartphone que fazem as mesmas funções de um telefone.

Assim, tanto num escritório novo ou antigo, é possível eliminar completamente a necessidade de fiação do telefone, tornando muito fácil e rápido a inclusão de um novo ramal.

# 5 – Eliminação da restrição de aparelhos

Os PABX IP’s utilizam-se de padrões abertos de comunicação, e isso significa que é possível instalar em um sistema de PABX IP aparelhos de quaisquer fornecedores que sejam compatíveis com o padrão universal SIP.

Em contraste, um sistema telefônico proprietário geralmente requer telefones proprietários para usar recursos avançados e módulos de extensão proprietários para adicionar recursos.

# 6 – Crescimento sem susto

A expansão de linhas ou ramais em sistemas proprietários exige a compra de placas e aparelhos do próprio fornecedor, que em geral, levam semanas para serem instalados, com custo desproporcionalmente alto quando comparado com sistemas baseado em PABX IP.

Em um PABX IP, o computador padrão pode facilmente lidar com um grande número de linhas telefônicas e extensões. Basta adicionar mais telefones à sua rede para expandir!

# 7 – Melhor atendimento ao cliente

Com um PABX IP você pode oferecer um melhor atendimento ao cliente e aumentar a produtividade. Como o sistema  é baseado em computador, é possível integrar funções de telefone com aplicativos de negócios.

Exemplos:

  • Ao receber uma chamada, o sistema pode exibir automaticamente na tela do aparelho ou do desktop os dados da pessoa que ligou. 
  • É possível configurar o sistema para realizar ligações ao clicar no número telefônico no desktop, ou ainda pré-programar uma ligação ou conjunto delas para um determinado número, ou ainda para um diretório de contatos.
  • É possível implementar com muita facilidade uma função de pesquisa de atendimento, a ser realizada ao final da chamada.
  • Incluir uma ou mais pessoas na chamada, estando elas utilizando um telefone IP, telefone tradicional ou softphone.

# 8 –  Aumento de recurso com redução de custo

A maioria dos sistemas de telefonia PABX IP vem com um rico conjunto de recursos, incluindo URA, correio de voz, grupos de toque, relatórios avançados, controle de gastos por centro de custo, encaminhamento de mensagem de voz por email. As funcionalidades de Comunicações Unificadas permitem a utilização de conferência de áudio, vídeo e chamadas gratuitas através da rede de dados. Estas opções são muito caras em sistemas proprietários. 

# 9 – Facilidade de roaming

A realocação de ramais de uma empresa, dentro do mesmo prédio ou entre localidades é um daqueles benefícios que só o PABX IP permite. Essa facilidade permite que um funcionário trabalhe em casa ou em outra sede apenas fazendo o seu login no aparelho ou softphone, usando-o com se estivesse no próprio local de trabalho.

# 10 – Telefones IP´s são mais fáceis de usar

Os funcionários muitas vezes se esforçam usando recursos avançados do telefone. Configurar uma conferência ou transferir uma chamada para um antigo PBX requer instruções detalhadas.

Não é assim com um PABX IP – todos os recursos também são facilmente realizados a partir de uma interface web. Além disso, é possível visualizar o status dos outros ramais, o tamanho da fila de chamadas, as chamadas perdidas, a lista de chamadas realizadas, etc.

Sistemas proprietários muitas vezes exigem telefones “sistemas” caros para ter uma ideia do que está acontecendo em seu sistema de telefone e mesmo assim, as informações de status não exibem essas informações detalhadas o suficiente.

Conclusão

Investir em um PABX IP baseado em software faz muito sentido, não só para as novas empresas que compram um sistema de telefone, mas também para as empresas que já têm um PABX.

Um PABX IP oferece economias significativas em gerenciamento, manutenção e custos de chamadas, e por isso tem sido considerado uma escolha óbvia para qualquer porte de empresa.