Gestão de processos

10 razões para sua empresa escolher link dedicado!

Escrito por RockContent

A busca por tecnologias que otimizem a performance das empresas e ofereçam diferenciais competitivos é uma constante nos dias de hoje, especialmente devido à crescente competitividade entre as organizações do mundo todo. Nesse ponto, as soluções que oferecem conexão e acesso veloz, seguro e estável à web se tornaram fundamentais para a manutenção e melhora dos fluxos informacionais corporativos.

Estar conectado nos tempos modernos é essencial para a sobrevivência dos negócios, bem como para o crescimento contínuo deles ao aproveitarem as oportunidades geradas no meio online. Portanto, é preciso escolher bem qual o tipo de tecnologia a ser empregada visando fornecer suporte adequado para isso.

No mercado, temos atualmente duas opções bastante utilizadas pelas corporações por diferentes motivos, o ADSL e o link dedicado, embora nem todas possam conhecer adequadamente suas potencialidades e vantagens.

Para resolver essa situação e propiciar informações úteis sobre as características de cada um, selecionamos a seguir os principais pontos de cada. Confira!

1. Link dedicado

Um link dedicado é uma solução feita especialmente para corporações que precisam de maior garantia e estabilidade em termos de conexão à web, além de disponibilidade ininterrupta 24 horas por dia, sete dias por semana.

Nessa tecnologia, a conectividade à rede mundial de computadores se dá através de um caminho privativo junto ao provedor do serviço, de forma que sua empresa passa a receber exclusividade de acesso. A velocidade de conexão também é maior do que nas alternativas mais comuns do mercado.

A seguir separamos 10 benefícios e garantias que um link dedicado oferece para uma organização que necessita de segurança e desempenho, veja:

1.1. Confiabilidade

Um diferencial do link dedicado é a robustez que entrega às conexões, permitindo que elas ocorram com oscilações mínimas e quedas quase que inexistentes. Isso pode ser muito proveitoso e benéfico para organizações que atuam com processos que não podem ser interrompidos, como das áreas de saúde, automobilismo, alimentação etc. sob risco de prejuízos significativos.

Outro ponto a se considerar é a segurança. Segundo uma pesquisa feita e divulgada pela Akamai Technologies, no segundo trimestre de 2016 o Brasil se transformou na segunda maior fonte de ataques de aplicativos da web. Já a Pesquisa Global da Segurança da Informação 2016, feita pela PWC, constatou que houve um aumento de 274% na quantidade média de ocorrências de segurança relatados no país, sendo que o aumento na média Global foi de 38% com relação ao estudo anterior.

Tudo isso demonstra a importância em se buscar soluções que potencializem a segurança corporativa, em que o link dedicado tem grande papel. Isso porque, por ter um canal único e exclusivo de conexão, ele acaba favorecendo a proteção a arquivos e processos de organizações que trabalham com dados críticos ou sigilosos e que, devido a isso, precisam de maior proteção. Empreendimentos dos segmentos de segurança, finanças, seguros, entre outros se encaixam nessa situação.

1.2. Constância de conexão o tempo inteiro em suas operações

Um link dedicado possui menos interferências, oscilações e períodos de indisponibilidade do que soluções mais convencionais, as quais também costumam ser rapidamente solucionadas. Outro ponto interessante é que o tráfego de dados de download e upload geralmente é separado, tendo velocidades semelhantes, ou seja, não interferem um no outro.

Isso é importante, por exemplo, em horários de maior pico no acesso à web, quando muitas pessoas utilizando a rede pode acabar por reduzir drasticamente a qualidade de conexão. Se houver uma reunião de videoconferência, download de arquivos ou for necessário acessar sistemas remotos nesses horários, as chances de ter problemas podem ser grandes. Todavia, num link dedicado esse desafio pode ser superado mais facilmente.

1.3. Suporte adequado e otimizado

Um diferencial interessante do link dedicado é o suporte recebido. No caso das tecnologias mais usadas no mercado, como banda larga ADSL, a equipe de profissionais encarregada de resolver as demandas da rede precisa se dividir para atender diferentes clientes em um mesmo servidor. Isso pode fazer com que você tenha de esperar muito tempo até conseguir que seu problema seja resolvido, além de ter de entrar em contato após identificá-lo.

Em um link dedicado, existe um grupo de profissionais altamente especializado que fica atento aos problemas na rede para solucioná-los antes que afetem o cliente, pois monitoram os serviços, como o fornecimento de sinal e conexão. Tal ponto significa maior atenção e tempo de reparo em poucas horas ou minutos.

1.4. Maior escalabilidade

Um grande benefício de se ter um link dedicado é a possibilidade de ganhar escala no número de conexões sem prejuízos na qualidade do sinal e da velocidade. Ou seja, caso a empresa venha a se expandir no futuro, adquirindo mais notebooks, smartphones, tablets e outros aparelhos que necessitem se conectar à internet, ela poderá fazer isso mais tranquilamente. Só é importante apontar isso no contrato.

1.5. Melhor qualidade no acesso à internet

A qualidade da conexão de um link dedicado é muito superior ao das opções mais comuns do mercado, aproximando-se dos níveis de velocidade e estabilidade de acesso de países desenvolvidos. Tal característica se deve ao fato de não haver tráfego concorrente aos seus aparelhos, que passam a usar o link de forma exclusiva, com a empresa conectada a uma porta roteadora privativa.

1.6. Facilidade no monitoramento do tráfego de dados

O controle da banda de internet é amplo, podendo ser feito por meio de uma interface fornecida pela provedora.

Isso é vital em ocasiões em que o fluxo de dados de diferentes departamentos tem grande elevação, pois permite aos gestores monitorarem quais as áreas que mais consomem e demandam velocidade no fluxo de dados. Tal aspecto pode ajudar a redirecionar os recursos de bandas para determinadas operações e processos.

1.7. Dispositivos tecnológicos atualizados e de ponta

Muitos provedores que trabalham com link dedicado utilizam servidores e equipamentos de ponta para fornecerem seus serviços de conexão à web por meio de link dedicado. Isso diminui consideravelmente as chances de panes, falhas e outros riscos que podem danificar os sistemas, causando lentidão ou problemas no fornecimento de acesso à internet.

1.8. Melhor suporte a reuniões virtuais e no atendimento aos clientes

Hoje em dia, graças a softwares como Skype, Whatsapp, Periscope e outros do tipo, é possível realizar reuniões por videoconferência ou transmissão de vídeos em tempo real para clientes por meio da web. Só que, para isso, é fundamental contar com uma conexão de qualidade, caso contrário, esses eventos podem se tornar geradores de dores de cabeça para os envolvidos.

Com um link dedicado, graças ao recebimento de toda a banda acordada em contrato e de tanto download quanto upload terem mesma capacidade e serem separados, suas reuniões e vídeos onlines poderão ser feitos tranquilamente até em qualidade HD.

Outro benefício está no atendimento aos clientes, especialmente se você utiliza tecnologia VoIP (Voz sobre IP) para realizar ligações, pois a qualidade das chamadas será bem maior num link dedicado.

Com melhor estabilidade e maior transmissão de pacotes de dados, os sons das conversas ficarão mais fluidos e efetivos. Será possível fazer várias chamadas simultâneas já que não haverá tantos imprevistos com congestionamentos no acesso, além de também dar para prolongar por horas esses contatos sem decréscimo na qualidade deles.

1.9. Colaboração no aumento da produtividade

Grande parte dos processos corporativos atuais depende da internet, desde um simples acesso aos e-mails até a completa gestão de uma empresa por meio de ERP (Enterprise Resource Planning) na nuvem. Portanto, a qualidade da conexão está diretamente ligada à produtividade dos funcionários.

Isso significa que se houver quedas no acesso, os colaboradores poderão deixar de realizar atividades fundamentais para um negócio, o que certamente trará prejuízos. Contudo, uma conexão lerda e ineficiente também é capaz de fazer estragos e prejudicar as atividades dos trabalhadores, especialmente quando elas tiverem horários para serem cumpridas.

Por outro lado, com uma conexão veloz, segura e estável, as tarefas que exigem acesso online podem ser feitas rapidamente e com maior confiabilidade, gerando aumento da produtividade. Isso também traz benefícios para os profissionais, pois diminui o estresse ao evitar retrabalhos, lentidão no acesso à internet e não cumprimento de prazos por causa de conexões ruins.

1.10. Diminuição de perdas de arquivos e dados

Algumas vezes a interrupção repentina da internet pode gerar perdas de downloads, interromper atualizações, parar o funcionamento de sistemas e cortar o salvamento de arquivos na nuvem, entre outros problemas. Desse modo, é possível haver perdas de arquivos e dados importantes, o que demandará retrabalho e até transtornos em alguns processos que exijam informações específicas.

Com uma boa qualidade de conexão é possível se prevenir contra esses imprevistos, aumentando o nível de estabilidade e eficácia dos processos, evitando momentos de frustração e estresse por ter de refazer todo o trabalho perdido.

2. ADSL

A banda larga ADSL (Assymmetric Digital Subscriber Line) é um serviço de internet compartilhada, que consiste num padrão popular que aproveita a infraestrutura da telefonia fixa existente, possibilitando conexões à internet com preços relativamente baixos.

As tecnologias DSL são sistemas de recebimento e transmissão de dados que usam meios analógicos, o que torna necessário a utilização de modulação. Esse processo converte voz e dados em sinais usados para tráfego em ondas de radiofrequência, podendo ser feito por diferentes técnicas, como CAP (Carrierless Amplitude/Phase) e DMT (Discrete Multitone).

Durante um acesso à web por meio de ADSL, a linha telefônica funciona como um meio de comunicação constituído por uma dupla de fios metálicos. A conexão mesmo acaba acontecendo devido aos dispositivos empregados tanto do lado do consumidor, que faz a solicitação do acesso, quanto do lado da empresa que atua como provedora, a qual estabelece a conexão com a internet.

2.1. Características da internet via ADSL

Na ADSL, o cliente que a contrata passa a “dividir” com outros assinantes o sinal e a conexão à internet. Isso significa que várias pessoas e empresas acabam utilizando um único meio para terem acesso à rede mundial de computadores, o que explica o custo de adesão relativamente mais baixo desse serviço.

No entanto, se há clientes que consomem uma grande quantidade de dados, como para streaming de vídeos, download de arquivos pesados, jogos onlines e rotinas empresariais, a velocidade de conexão poderá cair muito. Ou seja, haverá lentidão no tráfego de dados, gargalos e congestionamentos que podem acabar em quedas do acesso.

Tais eventos também podem ocorrer quando diversos computadores tentam trocar dados com a internet ao mesmo tempo, semelhante ao que acontece numa rua engarrafada, repleta de veículos seguindo para uma mesma direção. O fluxo começa a se tornar mais lento e difícil.

No Brasil, atualmente a legislação da Anatel indica que as empresas que fornecem internet compartilhada devem entregar no mínimo 80% da velocidade contratada na média mensal e até 40% na transmissão instantânea. Nesse caso, se ela entregar 40% num momento deverá entregar mais de 80% ao longo dos demais dias para que a média no mês fique em 80% ou acima.

Contudo, em ambos os casos você não recebe toda a quantidade de velocidade pela qual está pagando, além de, como já mencionado, estar exposto a quedas e indisponibilidade do sinal devido a sobrecargas nas conexões.

3. Custo benefício para a organização

O preço pago em uma ADSL nem sempre atinge as expectativas previstas no contrato, já que a capacidade de banda costuma ser inferior à contratada, além de haver quantidade maior de panes e quedas. Já no link dedicado o gestor tem maior certeza de que poderá contar com todo o serviço negociado, melhorando, assim, a produtividade do seu empreendimento.

Isso também permite reduzir custos das operações de Tecnologia da Informação (TI), especialmente as geradas devido a quedas no fornecimento de conexão à web. Entre elas, temos manutenção e reconfiguração em equipamentos de wi-fi, servidores internos e computadores.

Além disso, um link dedicado entrega maior custo-benefício conforme os seguintes pontos:

3.1. Maior monitoramento dos recursos e acessos

Com maior controle da banda utilizada, bem como dos horários em que isso ocorre e por quais departamentos, os gestores conseguem planejar melhor a distribuição de acesso à web pela empresa.

Dessa forma, também é possível entender quais as reais necessidades de conectividade do negócio, podendo planejar e assinar acordos mais favoráveis futuramente, quando ocorrer a renovação do serviço de link dedicado junto ao provedor de acesso.

3.2. Ampliação de economia junto ao cloud computing

A adoção de um modelo de gestão suportado por cloud computing é uma tendência no mundo dos negócios. Isso graças a vantagens como escalonabilidade e diminuição de custos com compra, atualização e manutenção de softwares e hardwares.

Também há redução nos gastos com energia elétrica, pois não é preciso manter uma infraestrutura com servidores e equipamentos de refrigeração, os quais costumam consumir muita energia.

Só que para que essa forma de gerenciamento dê certo e se obtenha o máximo de seus benefícios, é fundamental ter uma conexão à web segura e estável. Caso contrário, o acesso a informações na nuvem pode ficar comprometido, dificultando o trabalho dos colaboradores.

Dessa maneira, o link dedicado acaba sendo uma opção mais confiável para quem utiliza computação em nuvem, principalmente organizações com alto tráfego de dados e grande número de procedimentos.

3.3. Diminuição de prejuízos por falta de internet e paradas no trabalho

As paradas nas atividades devido à falta de internet costumam acarretar prejuízos financeiros, especialmente em atividades que exigem respostas rápidas e maior segurança, como no mercado de ações.

O tempo ocioso dos colaboradores enquanto esperam o retorno da conexão também significa perda de desempenho, enquanto energia elétrica (iluminação, ar-condicionado, computadores ligados) e outros recursos continuam sendo gastos. Tudo isso sem haver produtividade.

Adotar link dedicado pode requerer investimentos superiores aos de uma opção mais tradicional, como ADSL. Contudo, as economias geradas com a prevenção de falhas na conexão, com a segurança potencializada dos dados e maior eficiência no tráfego compensam e até tornam essa opção mais favorável para muitas empresas.

3.4. Otimização do consumo de internet

Outro ponto a se destacar é que graças a uma internet mais eficiente e rápida, com grande pacote de dados, o valor da fatura a ser pago compensa. Além disso, pode ser mais fácil negociar exatamente o volume de dados que você precisa para o seu negócio, evitando surpresas desagradáveis com aumentos na conta de internet no final do mês.

Como as interrupções do fornecimento do sinal também são menores e escassas, você não pagará por uma internet que não usou quando ela esteve ausente. Nos serviços tradicionais, muitas vezes é preciso ligar e informar da queda do sinal para que o serviço não seja cobrado pelo tempo indisponível.

4. Performance para o negócio

Como visto acima, a qualidade de acesso de um link dedicado é muito superior à da conexão via ADSL, o que pode trazer importantes melhorias para a performance de um negócio, especialmente nos seguintes pontos:

4.1. Segurança e proteção de dados

Uma conexão via link dedicado é mais segura do que uma compartilhada, pois só o cliente tem acesso a ela. Isso garante que atividades e dados críticos sejam trocados com a web de forma mais consistente, com maior integridade e confiabilidade.

Quando unido a outras soluções de segurança, o trabalho da TI nas empresas se torna mais efetivo em relação ao estabelecimento de normas e práticas de proteção a informações.

Por meio de monitoramento da banda também é possível identificar aumentos anormais de troca de dados dos servidores ou computadores internos com a web. Isso permite que os profissionais da área possam agir rapidamente caso esteja ocorrendo algum roubo de dados ou duplicação desnecessária de conteúdos.

4.2. Ganho de agilidade em processos internos e fluxos de trabalho

Atividades que dependem da internet, como administração de redes e mídias sociais, gestão de blogs e sites, envio e recebimento de e-mails e armazenamentos de arquivos na nuvem se tornam mais rápidos e seguros.

Além disso, é possível trabalhar com módulos onlines de sistemas gerenciais sem perda de desempenho em relação a módulos offlines, colaborando com a manutenção e até aumento da produtividade.

A troca de arquivos e mensagens entre sedes e filiais também pode ser impulsionada com a adoção de Link Compartilhado nelas.

4.3. Atendimento efetivo ao cliente

O atendimento ao cliente é melhorado graças ao uso mais efetivo de VoIP nas chamadas e contatos por meio de áudio. Também ocorre maior eficiência em reuniões por meio de videoconferências, bem como nas interações em redes sociais, já que será possível manter diálogos prolongados sem receio de que a internet caia e corte o contato. Aliás, situações assim podem causar má impressão com os clientes, podendo prejudicar até o estabelecimento de acordos comerciais.

Para organizações que buscam maior agilidade, robustez e segurança para suas informações e processos virtuais, o link dedicado acaba sendo uma opção mais viável de conexão à internet, superando uma rede de banda larga ADSL convencional. Ele também é mais confiável e estável, sendo vital para empreendimentos que não podem parar suas operações sob risco de grandes prejuízos e atrasos em demandas importantes.

Por todos os pontos indicados acima, adotar essa solução certamente trará impactos positivos para o seu negócio, colaborando com a efetividade de suas operações ligadas à web.

Para isso, é importante também não se descuidar da escolha de um parceiro confiável e eficiente que forneça os serviços de link dedicado com segurança e agilidade. E, além disso, que tenha um serviço de atendimento ao consumidor disponível e que possa ser acionado por diferentes meios (e-mail, telefone, chat, redes sociais, blog, fórum etc.) em diferentes horários do dia, inclusive durante fins de semana e feriados.

Por fim, é preciso pesquisar bem os pacotes de link dedicado disponíveis para se adotar uma opção com as condições que melhor atendam suas exigências e necessidades corporativas de conexão com a internet. Para tanto, vale frisar que é importante observar as possibilidades de escalabilidade fornecidas no contrato, buscando negociar com a provedora a aquisição de IPs fixos no futuro, além de reservar alguns para eventuais contratempos.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo como esse sobre as diferenças de link dedicado e ADSL? Então assine nossa newsletter e receba informações de nossos próximos posts diretamente em seu e-mail!

 

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This