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A Black Friday está chegando… O seu e-commerce está preparado?

Escrito por Telium

A Black Friday está chegando! Estamos em setembro e as lojas virtuais que ainda não estão preparadas para vencer os desafios precisam correr contra o tempo. Há muito a fazer para deixar toda a estrutura de tecnologia pronta e atender os usuários da melhor maneira possível.

É importante frisar que para faturar bem na Black Friday não basta apenas oferecer bons descontos. É preciso pensar em toda a experiência do usuário, desde a velocidade com que o site vai carregar no computador, as recomendações de compra até a segurança para efetuar o pagamento.

Todo esse conjunto de obrigações faz da Black Friday um imenso desafio ao setor varejista. E aí, o seu e-commerce está preparado para isso? Fique tranquilo. Com o “guia” certo você vai conseguir alinhar sua loja virtual com as demandas reais da Black Friday.

Neste artigo, vamos mostrar para você os principais pontos para que suas vendas fluam bem e nenhum cliente reclame de problemas ao longo da jornada de compra. Aproveite a leitura e garanta bons lucros.

Afinal, por que a Black Friday é tão desafiador?

Quem trabalha com e-commerce sabe que o comércio vive de sazonalidade. De tempos em tempos, surge alguma data ou motivação que fazem as pessoas comprarem mais.

Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e 13º salário. São comemorações e épocas que sempre atraem compradores, fazendo o faturamento do comércio subir rapidamente. Porém, entre todas elas, a mais desafiadora é mesmo a Black Friday.

Isso porque a Black Friday ocorre em apenas um dia, ou seja, todas as compras são efetuadas em um período curto de 24 horas. Enquanto isso, no Natal, por exemplo, as promoções começam mais de um mês antes da data. Esse tempo facilita a gestão do comércio e não sobrecarrega as lojas.

Na Black Friday, a intensidade é imensa. Imagine vender mil refeições ao mesmo tempo em um restaurante onde cabem apenas 100 pessoas! Essa é uma boa comparação com a Black Friday. Você terá que atender muito mais usuários do que está acostumado e isso pode causar prejuízos graves ao e-commerce.

Quais os problemas que a Black Friday pode ocasionar

O pico da demanda da Black Friday começa e termina rapidamente. É um dia intenso e o fluxo excessivo de clientes pode gerar uma série de problemas na área de tecnologia da informação e comunicação. Elencamos abaixo as dores de cabeça mais comuns. Acompanhe!

  • Site lento: com muitos clientes acessando o site simultaneamente, é comum que o servidor não consiga dar conta do recado e fique muito lento. A lentidão irrita os consumidores que desistem da compra por simples impaciência.
  • Site quebrado: pior que um site lento, é um site quebrado. Se o servidor não suportar o volume de acessos, pode ocorrer uma quebra da página e o site simplesmente sai do ar. Ninguém mais consegue acessá-lo.
  • Crescimento de fraudes: com as vendas em alta quem também aproveita para se dar bem são os piratas da internet. A quantidade de fraudes, como números de cartão de crédito falsos, tende a subir bastante.
  • Arranhão na imagem corporativa: seu site pode ter se comportado bem até agora e ganho cinco estrelas dos usuários. Porém, se errar muito no dia da Black Friday você deixará vários clientes insatisfeitos e dispostos a darem avaliações ruins para sua página.

Perceba como vários problemas podem acontecer quando um e-commerce adere à Black Friday sem estar preparado. Abaixo, vamos entrar no item principal deste artigo e mostrar como é possível deixar o e-commerce afinado para o pico da demanda. Sem sustos ou imprevistos.

Como deixar seu e-commerce preparado para a Black Friday

Deixar uma loja virtual preparada para suportar o pico de acessos durante a Black Friday exige um trabalho coordenado entre diferentes áreas da empresa e de soluções em tecnologia. Veja abaixo as principais ações que você pode colocar em prática para ter o Black Friday dos sonhos.

Previsão da demanda

Para ficar bem preparado e encarar a Black Friday de frente, mensure bem o número de visitantes. Faça isso tendo como base as datas anteriores, o número de produtos com desconto e a publicidade que você dará às promoções. Com a previsão certeira, será possível garantir uma experiência melhor aos visitantes.

Defesa contra ataques cibernéticos

Muitos servidores e serviços cloud oferecem pacotes com produtos que dão segurança extra aos sites. Podem ser antivírus, backups, suporte 24 horas ou sistemas de monitoramento em tempo real.

Essas são opções úteis durante picos de demanda e você não vai perder muito tempo elaborando sua própria estrutura de segurança. Lembre-se que a segurança de dados é um ponto vital da sua empresa e você precisa dar prioridade para essa questão.

Testes no sistema

Uma das melhores formas de conferir se o e-commerce está realmente preparado para o pico de movimento é simulando uma Black Friday. Não deixe de pedir para que sua equipe de TI faça testes sistemáticos.

Simular o aumento de acessos e vivenciar a jornada de compras oferece excelentes insights e oportunidades de melhoria. Dessa forma, o e-commerce estará melhor preparado para encarar o aumento de acessos e de compras.

Flexibilidade da capacidade do servidor

A principal dor de cabeça na Black Friday é saber se o servidor irá aguentar a pressão. Esse problema, porém, não é tão complexo de resolver. Muitos fornecedores oferecem “capacidade elástica”, ou seja, ela aumenta ou diminui de acordo com o número de acessos.

Seu site pode saltar de mil visitas por dia para 10 mil visitas por dia sem haver qualquer prejuízo ao usuário. Isso porque a elasticidade da nuvem incrementa a capacidade do servidor sempre que detecta o aumento da demanda.

Nesse modelo de negócio, você paga por número de visualizações. É uma excelente opção e reduz bastante o investimento que seria necessário para suportar a procura apenas na Black Friday.

Outra boa opção é ter um servidor dedicado. Nessa alternativa, a empresa contratada manterá um espaço no servidor exclusivo para o uso do seu e-commerce. Isso melhora a performance e velocidade de carregamento do site.

Monitoramento em tempo real

Para saber se está tudo dentro do planejado, mantenha uma equipe monitorando a performance do site em tempo real ao longo da Black Friday. Além dos técnicos, é importante também destacar o pessoal do suporte. Afinal, são eles que analisam as reclamações, sugestões e detectam oportunidades de melhoria.

Caso o seu site enfrente problemas técnicos, certamente haverá alguma reclamação dos usuários, que serão prontamente percebidas pela equipe de suporte.

Deixar o e-commerce preparado para o pico de demanda durante a Black Friday é realmente um grande desafio, mas você pode deixar tudo pronto a tempo se seguir as dicas acima. Aproveite e conheça um pouco mais das vantagens em contratar um servidor dedicado.

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