Compreenda os custos empresariais que envolvem um data center

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 02:39

O investimento em infraestrutura de TI costuma ser elevado e um dos maiores responsáveis pelos altos valores são os custos de um data center.

Com a atual demanda por armazenamento, e pelo fato de vários processos fazerem uso de dados que precisam ser salvos, as empresas buscam alternativas para seus data centers que crescem exponencialmente.

A necessidade por otimizar recursos no mercado competitivo de hoje faz com que os custos empreendidos em uma infraestrutura de armazenamento sejam repensados.

Neste post vamos passar pelos custos que compõem a implantação e manutenção do ambiente de um data center. Confira!

Custos de um data center

São muitas as variáveis envolvidas para se calcular o custo de um data center. Deve-se levar em conta também o fato de que, no Brasil, tudo é um pouco mais caro.

Veja a seguir quais são os custos que estão ligados a um data center:

Custos de energia

De acordo com uma pesquisa de 2016 realizada pela Ponemon, instituto de pesquisa americano, uma infraestrutura simples de data center gasta, em média, 33% do seu custo total em energia.

Basta pensar que todas as interações realizadas para armazenamento são feitas por meio de impulsos elétricos e fica fácil perceber o alto custo com energia.

Custos operacionais

Ainda sobre a pesquisa desenvolvida pela Ponemon, foi encontrado o valor de 49% para os custos operacionais. Nessa categoria podem ser especificados os gastos com a implementação do data center e sua utilização rotineira.

Para manter um data center funcionando é necessário contar com profissionais especializados em infraestrutura. Eles não podem ser locados para outras atividades que não sejam relativas à manutenção do sistema.

Gerir o ambiente de armazenamento de uma empresa é uma atividade complexa. Em empresas que dependem diretamente de soluções entregues via rede essa atividade deve se manter online 24 horas por dia.

Custos de rede

Os gastos de manutenção de rede estão indiretamente ligados aos custos de armazenamento, pois um data center deve estar disponível todo o tempo para que suas informações sejam acessadas, garantindo a mobilidade para a equipe.

Esse acesso depende de uma rede sem instabilidades e que possibilite que os colaboradores e clientes possam obter dados a qualquer hora.

Custo Brasil

No Brasil, adquirir uma série de equipamentos necessários para a montagem de uma infraestrutura de TI e data centers é uma tarefa que possui uma demanda por recursos maior, a que vulgarmente conhecemos como “custo Brasil”.

Logística deficiente, altos impostos, juros pesados e uma exagerada burocracia são alguns dos itens que compõem o cálculo deste custo, que costuma atrapalhar muito as empresas na hora de montar seu ambiente de armazenamento.

Alternativas ao data center interno

Nesse momento você pode estar se perguntando se, diante de tantos custos e dificuldades de se investir em um data center próprio, existe alguma alternativa viável para a sua empresa.

O outsourcing — termo em inglês definido como terceirização — fazendo uso de cloud computing pode ser uma saída para os altos custos de um ambiente de armazenamento. Essa opção apresenta uma série de vantagens em comparação a um modelo interno.

Vamos mostrar a seguir 6 vantagens dessa abordagem em relação a uma solução interna.

1. Disponibilidade

Como dito, um data center deve estar disponível pelo máximo de tempo possível. Em TI, falar de 100% de atividade é uma utopia; porém, o ambiente em nuvem oferece números impressionantes de disponibilidade.

Se você realizar um levantamento entre sua solução interna e o número divulgado pelos fornecedores de cloud computing, as soluções em nuvem terão mais tempo de atividade que seu servidor local.

2. Manutenção

Ao contratar um fornecedor de computação em nuvem e criar seu data center virtual o problema de manutenção se tornará uma vantagem.

A manutenção dos servidores será de responsabilidade exclusiva do seu fornecedor e você não deverá nem se preocupar quando ocorrerem as manutenções, pois seu conteúdo será espelhado para outro servidor e seus serviços continuarão funcionando normalmente.

3. Espaço

O espaço físico utilizado em um data center local é um problema para várias empresas. Com o crescimento de uma infraestrutura de armazenamento é necessário adicionar equipamentos, CPU’s, coolers, hacks e sistemas de refrigeração.

Dependendo do crescimento da empresa, você deverá reservar mais espaço para o data center. Em um ambiente de nuvem este problema simplesmente não existe. Na verdade, você não tem necessidade nem de saber onde fica localizado o servidor que sua empresa usa.

4. Escalabilidade

Sua empresa pode demandar espaço de armazenamento ou processamento em apenas alguns momentos do dia. Quando você opta por uma solução interna também precisa adquirir equipamentos capazes de suportar os horários de pico, mas que ficarão ociosos na maior parte do tempo.

Com a nuvem, podem ser agendados momentos escaláveis em que seu servidor contará com mais processamento ou armazenamento de acordo com a demanda. Pode-se ainda deixar a solução flexível e a escalabilidade acontece de acordo com a necessidade. O melhor é que você só paga pelo que utilizar.

5. Baixo custo

O investimento em uma solução na nuvem é muito menor que a implantação de um data center próprio. Por essa razão, várias empresas estão migrando para o cloud.

Segundo dados de uma pesquisa da GlobalData, empresa americana de pesquisas em TI, 94% dos empresários brasileiros entrevistados esperam ter soluções em nuvem até 2020. Parte dessa expectativa pela migração para a nuvem vem da necessidade de cortar custos para se manter competitivo no mercado.

6. Segurança

Um medo constante dos gestores de TI é com a segurança de seus dados e informações de clientes sob sua tutela. Investir em segurança é algo caro e acompanhar todas as inovações nos ataques é uma tarefa hercúlea.

Com a solução em nuvem seu provedor será responsável por toda a segurança da informação. Organizações conhecidas por manter dados sigilosos, como a NASA, agência espacial americana, usam a computação em nuvem para guardar suas informações.

Com todas as informações apresentadas, agora você sabe quais são os custos de um data center ligado à manutenção e implementação. A terceirização com cloud computing foi apresentada como alternativa a esses altos custos. A Teliumé especialista em outsourcing de TI e pode ajudar você a entender melhor as vantagens de utilizar cloud na sua empresa. Assine a nossa newsletter e receba mais informações úteis para a sua gestão de TI.