Gestão de processos Infraestrutura de TI

Conheça os benefícios do cloud computing para os negócios na área de saúde

Conheça os benefícios do cloud computing para os negocios na área de saúde
Escrito por Telium

O sistema de cloud computing está promovendo grandes mudanças em empresas de vários segmentos e tamanhos, inclusive em negócios na área da saúde. Afinal de contas, são grandes as vantagens e elas podem ser sentidas desde a área financeira, passando pela produtividade da equipe e chegando ao consumidor final.

Portanto, falaremos no post de hoje sobre alguns desses benefícios trazidos pela computação em nuvem, especialmente nos empreendimentos de saúde. Acompanhe!

Pode ser utilizado em todos os tipos de infraestrutura

Independentemente do tamanho da empresa — seja uma clínica de médio porte, um pequeno laboratório de patologia ou um grande hospital —, o sistema de cloud computing pode ser implantado de várias formas e estruturas, tais como:

SaaS (Software as a service)

É um modelo mais simples em que não ocorre a compra de licença do software de gerenciamento da nuvem, mas se paga pela sua utilização, ou seja, você compra o serviço e não o produto.

Geralmente os planos são mais flexíveis e permite-se a aquisição de mais ou menos serviços de acordo com o aumento ou diminuição da demanda — o que também chamamos de “elasticidade”, como veremos no segundo benefício.

IaaS (Infraestructure as a service)

Neste modelo, contrata-se a empresa que fornecerá toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do sistema de nuvem, mas com uma diferença em relação ao modelo tradicional: neste caso, a empresa contrata servidores virtuais e seus demais dispositivos de infraestrutura.

Nesse sentido, o pagamento se dá em relação a alguns fatores, como o número de servidores virtuais, os dados armazenados, a quantidade de dados trafegados e outros itens. A cobrança, portanto, também é baseada no serviço — e não no produto — e você pode adquirir novos servidores de acordo com a demanda.

PaaS (Platform as a service)

Neste modelo, intermediário entre o IaaS e o SaaS, é possível utilizar os softwares de maneira mais flexível e desenvolver aplicações personalizadas com base em alguma tecnologia (linguagem, framework etc.). E, da mesma forma, a equipe de TI se livra da aquisição de licenças e hardwares, utilizando-se a mesma estrutura tradicional como serviço.

Proporciona elasticidade de acordo com a demanda

A característica mais marcante de todos os tipos de cloud computing é a sua elasticidade, ou seja, a capacidade de contratar os serviços oferecidos de acordo com a demanda. Exemplos:

  • um laboratório de patologia pode contratar serviços específicos para o armazenamento e envio de X resultados de exames mensais; caso a demanda aumente, pode-se considerar o aumento do serviço;

  • uma clínica médica pode adquirir um pacote de serviços de gerenciamento de pacientes, com seus históricos e exames, além de contratar um serviço de controle de receitas e despesas;

  • um hospital pode acessar o estoque de medicamentos, produtos e equipamentos a partir da nuvem, além de controlar a entrada e saída de pacientes e demais serviços.

O que antes dependia de servidores físicos para processar as aplicações, agora pode ser feito por meio do cloud computing. E se a empresa contratar uma estrutura IaaS, eliminará a ociosidade de máquinas, por exemplo. E isso nos leva à terceira vantagem.

O cloud computing reduz os custos e a estrutura da empresa

As empresas de saúde beneficiam-se com a computação em nuvem no que diz respeito à infraestrutura, por exemplo, pois há diminuição dos custos mensais.

Um laboratório de patologia não precisa mais contar com um espaço físico para o armazenamento dos exames e laudos. Ele pode ser transformado numa central de laudos totalmente online. Isso porque nem sempre os pacientes voltam para buscar os resultados, os quais acabam ocupando um espaço considerável na empresa, principalmente se ela for de médio e grande porte.

Com isso, outros custos são reduzidos, como filmes e tintas para impressão, envelopes e papéis, além do número de colaboradores responsáveis pela entrega dos resultados.

Aumenta a produtividade da equipe de TI

As equipes de TI das empresas de saúde ganham em produtividade com a implantação do sistema de cloud computing, pois é possível contar com outros profissionais (no caso, os fornecedores do software) para a resolução de problemas de manutenção e atualização do sistema. Com isso, os profissionais podem desenvolver novos projetos para o crescimento da empresa.

A computação em nuvem também torna os demais colaboradores da empresa mais produtivos. O acesso aos documentos é mais rápido e, com isso, o atendimento é prestado com mais eficiência — proporcionando, inclusive, a possibilidade de aumento da demanda de clientes de forma a não sobrecarregar a equipe.

Traz mais segurança ao negócio

Esse é um fator muito importante a ser considerado ao se implantar o sistema de nuvem nos negócios. Afinal de contas, não adianta nada ele trazer todos os demais benefícios e vantagens se não estiver acompanhado de uma estrutura segura e confiável.

A vantagem do cloud computing é justamente essa: a possibilidade de perder as informações que são armazenadas torna-se bem menor. Isso porque todos os dados são administrados por pessoas especializadas nesse sistema e o backup — que pode ser contratado as a service — é tido como prioridade, tornando-se ótima opção para o armazenamento de arquivos de hospitais, clínicas e laboratórios.

Além disso, utilizar o firewall de Data Center — já que os dados em nuvem costumam ser hospedados em vários Data Centers — é uma boa alternativa para complementar o uso do firewall de borda. Com isso, torna-se possível obter segurança em antispyware, bloqueio de aplicações, antivírus etc.

Melhora os processos de diagnóstico

O cloud computing permite a construção de uma base rica de informações dos pacientes, como atendimentos, consultas, tratamentos, histórico de medicamentos prescritos, histórico familiar de doenças etc.

Com isso, o diagnóstico fica mais otimizado a partir do cruzamento das informações e pode ser acessado a qualquer hora e local, facilitando o trabalho da equipe e resultando num atendimento mais ágil e qualificado.

Diante de todos esses benefícios citados, considere a implantação do sistema de cloud computing em seu empreendimento de saúde. Para isso, lembre-se de contratar uma empresa séria e comprometida em produzir as melhores soluções especificamente para o seu negócio.

Se você gostou deste post e quer continuar acompanhando as nossas atualizações, siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Sobre o autor

Telium

Deixar comentário.

Share This