Infraestrutura de TI

Por que a VPN pode ser indispensável para a sua empresa?

Escrito por Telium

Você já deve ter ouvido falar ou até usado uma rede privada virtual para acessar a internet de forma mais segura. Mas você sabia que uma empresa também pode se beneficiar dessa solução tecnológica?

Neste artigo, vamos explicar como o conceito de VPN cai como uma luva em sistemas corporativos, o que ela traz de vantagens em questão de produtividade e segurança, além de como garantir o melhor contrato para o negócio que você gerencia. Vamos lá?

Reforçando o conceito de VPN

Para entender os benefícios de uma VPN em uso corporativo, vamos primeiro reforçar o que significa essa solução em termos práticos. A VPN é uma tecnologia já bastante popular para o acesso seguro à internet, mas no Brasil ainda é raro encontrar seu uso especificamente dentro de empresas.

Uma Virtual Private Network (VPN), ou rede privada virtual, é uma rede restrita à qual o usuário se conecta para, a partir dela, acessar a internet. Ao ativar a ferramenta, o computador será conectado a um dos servidores do provedor de VPN, que oferecerá um IP exclusivo diferente do próprio endereço do terminal usado para navegar.

Dessa forma, o acesso à internet pode ser feito de forma anônima e criptografada, já que não há como interceptar ou monitorar a conexão e rastreá-la até a fonte.

Essa tecnologia é usada hoje principalmente para garantir privacidade na navegação, driblar a censura em países autoritários e acessar conteúdo com restrição por país. Mas, desde que seus provedores se sofisticaram na entrega e qualidade do serviço, empresas do mundo inteiro estão descobrindo como podem tirar proveito da VPN para aumentar a segurança dos seus dados e do trabalho remoto.

Entendendo as vantagens da VPN em empresas

Esses benefícios que a VPN proporciona no ambiente corporativo são bastante óbvios quando colocados em prática. A simples natureza do serviço, de criar um canal seguro e independente entre a rede interna e a internet, se mostra uma grande oportunidade para gestores de TI preocupados com segurança, produtividade e economia. Veja como:

Segurança

Não há como não começar falando da maior vantagem que a VPN traz para as empresas, principalmente aquelas em que a informação é seu maior recurso — como patentes, dados confidenciais de clientes e outras informações sensíveis. Contratar um serviço de rede privada significa que os funcionários nunca mais usarão a rede pública diretamente ligada ao sistema, diminuindo consideravelmente o risco de uma invasão por brecha de segurança.

Isso acontece porque é comum na rotina de trabalho que os funcionários estejam expostos a riscos, mas, na hora de usar uma dessas brechas para rastrear a conexão de volta à fonte, o criminoso se depara com uma parede. A conexão por meio da VPN é criptografada e impede que qualquer ferramenta externa determine a origem do acesso.

Economia

A consequência disso é que a VPN se torna uma solução prática, simples e efetiva mesmo sem grandes investimentos em recursos de segurança. O gasto com a rede privada é todo baseado em OPEX e gera ganhos em proteção de dados enormes se comparados com o seu valor.

É claro que ela não pode ser sua única solução tecnológica, mas apenas a inclusão da VPN já coloca seu sistema um degrau acima da maioria das empresas. A união de IP privado e criptografia é quase imbatível quando falamos em acesso seguro, tudo isso por um preço reduzido.

Produtividade

Em empresas que já apostaram na transformação digital e que estão colhendo os frutos de um novo modelo de negócio, o uso da internet faz parte da rotina de trabalho em vários departamentos. Isso trouxe questões importantes de segurança para o dia a dia dos funcionários que podem acabar melhorando a produtividade dentro e fora do escritório.

A liberdade para trabalhar sem tantas questões de segurança na cabeça naturalmente aumenta a produtividade — o trabalhador pode focar 100% no que está fazendo. A VPN vem se mostrando uma aliada nesse sentido desde que começou a ser implementada em ambientes corporativos.

É claro que a preocupação com segurança nunca some totalmente, mas o setor de TI tira dos próprios ombros o peso de dezenas — em alguns casos até centenas — de funcionários acessando uma rede pública diretamente. Todo esse esforço pode então ser redirecionado para inovação, estratégia e compliance.

Mobilidade

Por fim, uma VPN também é interessante para empresas que lidam com trabalho remoto dentro e fora do país — uma realidade cada vez mais comum em negócios digitais. Um dos grandes benefícios de serviços de VPN é que o provedor pode obter e oferecer IPs de diversos países, fazendo uma ponte criptografada entre duas regiões.

Por um lado, isso significa que a rede privada está disponível em qualquer lugar, oferecendo uma conexão segura entre funcionários e sistema interno sem que ela seja rastreável por criminosos.

Por outro, o uso de IPs de origem variada permite que funcionários em outros países acessem o banco de dados da empresa e serviços restritos por região como se estivessem se conectando nativamente de dentro do Brasil. O ganho de segurança, nesse caso, é maior do que a que qualquer solução interna possa oferecer na proteção do caminho percorrido pelas informações.

Escolhendo a melhor VPN para o seu sistema

Apesar de simples e econômica, a solução da VPN não pode ser escolhida de qualquer forma. Existem muitas opções de provedores: grátis, pagos, voltados para uso pessoal ou corporativo. O que você precisa encontrar na solução perfeita para você está principalmente na estrutura oferecida.

Essa estrutura pode ser medida com alguns pontos principais. O primeiro é a disponibilidade de IPs. Para que a VPN traga as vantagens que ela promete, não pode acontecer interrupção na conexão. A velocidade de acesso também é muito importante, já que o principal comprometimento de uma rede privada é uma limitação drástica de banda.

E, é claro, há as questões de segurança, como protocolos de criptografia e principalmente o suporte dado ao longo do contrato, que serão fatores fundamentais no sucesso dessa estratégia.

Ou seja, aproveitar os benefícios de uma boa VPN significa em primeiro lugar firmar boas parcerias tecnológicas com empresas focadas em eficiência, produtividade e segurança na internet. 

Que tal então entrar em contato conosco? A Telium tem a expertise que você procura para aumentar a produtividade e a proteção de dados no seu negócio!

Sobre o autor

Telium

Deixar comentário.

Share This