Gestão de processos

Por que uma visão sistêmica pode favorecer a produtividade da TI?

Escrito por Telium

 

Uma das maiores exigências da atualidade no cenário corporativo é a produtividade. A alta competitividade do mundo globalizado exige que todos trabalhem com esse objetivo. Isso é necessário porque a maioria das empresas está em busca da redução de custos e quer garantir o foco em resultados.

No departamento de tecnologia da informação (TI), a conquista da produtividade ainda é um grande desafio. Afinal, é cada vez mais difícil manter a companhia atualizada e ter processos otimizados quando os avanços tecnológicos são tão frequentes como nesta era digital em que vivemos.

Por esse motivo, torna-se muito relevante ter uma visão sistêmica dos processos de TI. Esse olhar holístico é uma ferramenta importante quando se precisa enxergar o todo para ser capaz de entender como funcionam e se integram as partes e, assim, agir a partir da consciência de cada uma delas.

Quando essa visão é colocada em prática, é possível tomar decisões de acordo com o cenário, o qual deve ser avaliado de maneira ampla, considerando os diferentes elementos que o influenciam. É essencial, portanto, compreender a atuação do departamento como um todo para chegar aos resultados esperados.

Este artigo aborda os aspectos que influenciam esse processo. Venha, então, entender melhor como ele funciona. Boa leitura!

Produtividade em TI

Extrair o melhor da equipe de TI requer que o gestor trabalhe de forma eficiente. É isso que garante que os processos sejam executados de forma a otimizar os resultados. Para isso, é preciso seguir alguns passos. Confira!

Metas

Motivar os colaboradores é essencial para garantir que eles alcancem resultados melhores. Para isso, é preciso definir metas. E esses objetivos devem ser reais, para que os profissionais não desanimem. Uma boa forma de fazer isso é dividir as metas do departamento em partes menores e delegá-las aos integrantes da equipe.

Controle

O gestor deve ser capaz de informar aos profissionais qual a visão estratégica da empresa e qual a contribuição esperada de cada um para atingir esses objetivos. Além disso, vale ter um repositório para armazenar informações e, assim, facilitar o acesso de todos aos detalhes dos projetos.

Comunicação

Comunicação é a chave para garantir a integração da equipe e, consequentemente, o aumento da produtividade. A troca de informações entre os participantes do grupo e até com o pessoal de outras equipes ajuda a melhorar os níveis de engajamento e motivação, com consequente impacto na produtividade.

Feedback

O feedback é fundamental para comunicar oportunidades de melhoria aos integrantes do grupo — já que essa atitude ajuda a potencializar os acertos e evitar erros no futuro. Além disso, valorizar o trabalho dos profissionais é uma excelente técnica de gestão de pessoas.

Profissionais multidisciplinares

É importante ter na equipe profissionais com visão macro da organização, foco na inovação e intuição para negócios. Assim, é possível descentralizar as tomadas de decisão aproveitando o perfil de liderança de alguns colaboradores.

Tecnologia

Condições adequadas de execução das tarefas são fundamentais para que os colaboradores atuem com o máximo de eficiência e produtividade. A tecnologia é uma grande auxiliar nesse aspecto, pois permite usar soluções de automação e integração que garantem agilidade aos processos.

Treinamento

Oferecer capacitação constante e oportunidades de desenvolvimento faz que os colaboradores adquiram mais técnica e aprimorem as habilidades necessárias para melhorar a produtividade. E isso ainda melhora o engajamento e a motivação da equipe.

Como desenvolver a visão sistêmica

Em primeiro lugar, é essencial entender como os processos internos se integram e como se relacionam com o ambiente externo. A partir disso, é importante identificar seu papel e os de seus colegas na estrutura para, então, poder desempenhar suas atividades com eficácia e eficiência.

Só assim o profissional pode trabalhar no sentido de alcançar as metas estabelecidas, contribuindo para o sucesso de todos no departamento e atuando no sentido de fazer mais por ele. Essa competência pode ser desenvolvida gradativamente.

É importante que todos os colaboradores tenham, na medida do possível, visão sistêmica. Assim, os profissionais serão capazes de compreender sua função como integrantes da equipe e saber como isso interfere no restante do grupo. Algumas atitudes podem ajudar a desenvolver essa visão. Confira a seguir!

Conheça

Conhecer o departamento é fundamental: quais são as áreas, as responsabilidades de cada um e como os colegas executam suas tarefas. Conheça, ainda, os processos do setor — isso ajuda a entender a dinâmica do departamento, já que os processos são, em geral, fluidos e integram diferentes grupos.

Identifique

Saber quais os desafios enfrentados pelo setor é o primeiro passo para definir quais caminhos devem ser seguidos. Caso haja problemas, é vital rever o fluxo do processo para encontrar sua raiz e evitar que voltem a acontecer. E as melhorias necessárias devem acontecer no processo todo e não em uma ou outra etapa.

Avalie

Cada elemento do departamento (produto, pessoa ou recurso) é uma parte. Pensar neles como peças da engrenagem leva a uma gestão mais humanizada. Além disso, é importante desenvolver uma visão crítica sobre si mesmo para saber como agir nas mais diversas situações (agir ou delegar mais, por exemplo).

Visão sistêmica e produtividade

Como o princípio da visão sistêmica é entender o departamento como um sistema integrado em que as partes interagem constantemente, é muito importante que as áreas pensem de forma holística — o que, muitas vezes, requer uma mudança na cultura corporativa da organização.

Trata-se de uma visão de que o todo é mais importante que as partes e, por isso, às vezes, uma parte deve se sacrificar para o bem do todo. Ou seja, todos são parte de sistemas maiores, que incluem áreas distintas.

Com isso em mente, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados em relação às metas (individuais, da equipe e da própria organização). Isso favorece a busca por melhor qualificação e mais organização e, consequentemente, melhora a produtividade dos profissionais.

E você, já aplica o conceito de visão sistêmica para favorecer a produtividade? Saiba que um dos benefícios dela é o fortalecimento do processo de tomada de decisão — e a consequente obtenção de resultados positivos para a companhia. Venha conhecer nossa VPN para melhorar a conexão da sua empresa.

 

Sobre o autor

Telium

Deixar comentário.

Share This