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Veja como aumentar a produtividade da equipe de TI

Escrito por Telium

Todo gerente de TI procura manter a sua equipe com um alto nível de produtividade. Nesse sentido, uma série de estratégias devem ser adotadas. Bem aplicadas, elas podem manter times mais integrados e, ao mesmo tempo, reduzir o número de gargalos internos no setor. Assim, técnicos conseguirão atender às necessidades do usuário com agilidade e segurança.

Pensando nisso, preparamos seis dicas para quem busca aumentar a produtividade do setor de TI ao máximo. É o seu caso? Então confira abaixo como isso pode ser feito!

1. Invista na computação na nuvem

A computação na nuvem está revolucionando a maneira como empresas lidam com as suas rotinas internas. Por meio de softwares integrados à nuvem, é possível aumentar o nível de mobilidade operacional, tornar sistemas escaláveis e simplificar processos de gestão. Além disso, o acesso a dados torna-se mais simples e confiável.

Com o auxílio de softwares na nuvem, por exemplo, profissionais do help desk conseguem prestar um auxílio mais eficiente para os usuários. Eles poderão ser direcionados ao local da ocorrência com a certeza de que será possível acessar informações relevantes com o auxílio da internet. Dessa forma, o impacto causado por falhas operacionais será reduzido drasticamente.

Durante processos de desenvolvimento, o cloud computing pode ser utilizado para testes de software mais rápidos e precisos. Com o auxílio da virtualização, desenvolvedores poderão identificar problemas com maior precisão e criar uma solução mais adequada ao perfil dos usuários. Além disso, ferramentas de desenvolvimento permitem a criação de ambientes integrados e eficientes.

Vale destacar, também, que o uso do cloud computing traz para a empresa outros benefícios. Custos com a infraestrutura de TI serão reduzidos por meio de modelos de negócio flexíveis. Com o ganho de flexibilidade operacional, a empresa também conseguirá avaliar melhor as suas estratégias e manter metas mais ousadas.

2. Utilize indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho fazem parte da rotina de vários profissionais. Utilizado no setor de TI, eles auxiliarão gestores a identificar problemas em processos operacionais com maior precisão e, ao mesmo tempo, avaliar o impacto das políticas de gestão. Dessa forma, as rotinas da área podem ser aprimoradas sempre que for necessário, o que manterá as equipes com a melhor performance possível.

Para que sejam bem aplicados, os indicadores de TI devem refletir a realidade do setor. Muito elevados, podem aumentar o número de erros de profissionais. Caso sejam reduzidos, não será possível encontrar falhas e modificar processos de maneira estratégica.

A empresa pode utilizar indicadores para avaliar o tempo médio de atendimento, o número de falhas operacionais mensais e o possível impacto de investimentos. Dessa forma, o gestor consegue tornar suas políticas de governança mais eficazes indo direto aos pontos críticos da empresa.

3. Monitore a infraestrutura de TI

O monitoramento da infraestrutura de TI é importante não só por permitir que empresas tenham uma rotina de trabalho com um direcionamento melhor de recursos, mas também por auxiliar gestores a otimizar com mais precisão a infraestrutura e encontrar falhas. Avaliando continuamente o estado de cada equipamento e sistema corporativo, o setor de TI pode diminuir a carga de profissionais que atuam em rotinas de manutenção. Consequentemente, o setor poderá realocar técnicos para áreas críticas.

Vale destacar, também, que o monitoramento de TI é crucial para garantir um bom trabalho no setor de suporte. Por meio de ferramentas como softwares de antivírus e sistemas para monitoramento das conexões de rede, o setor de TI poderá emitir alertas, diminuir o tempo necessário para restaurar serviços e passar informações mais precisas para usuários durante os processos de solução de problemas.

4. Alinhe objetivos com outros setores por meio de processos de gestão estratégica

O alinhamento de objetivos entre o setor de TI e outras áreas faz parte dos processos de gestão estratégica de qualquer empresa. Por meio dele, o gestor de TI consegue melhorar as rotinas da sua equipe, criando um fluxo de trabalho voltado para que todos os técnicos possam contribuir para os resultados financeiros do negócio.

Essa estratégia deve ser adotada criando canais de comunicação do setor de TI com outras áreas do negócio. Gestores devem manter um canal de comunicação constante, avaliando medidas que possam ser tomadas para melhorar as rotinas do setor e alinhando objetivos em comum. Assim, os investimentos terão um retorno elevado e, ao mesmo tempo, a tecnologia será integrada aos processos críticos da empresa.

5. Integre times

Durante projetos de TI, várias estratégias podem ser adotadas para que o negócio consiga otimizar os seus fluxos de trabalho e garantir o sucesso da iniciativa. Nesse sentido, a integração de equipes pode ser vista como uma abordagem crucial para garantir o aumento da produtividade de técnicos, analistas e engenheiros de software. Ela reduzirá falhas operacionais e manterá uma distribuição de tarefas mais eficaz.

Uma das maneiras de atingir esse objetivo é implementando o DevOps. Inspirada nas metodologias ágeis, essa política operacional tem revolucionado a maneira como times de desenvolvimento trabalham. Ela tem como objetivo integrar desenvolvedores e profissionais da produção por meio de ferramentas de cloud computing e novas formas de direcionar atividades. Assim, é possível reduzir conflitos, tornar equipes mais eficientes e diminuir o prazo das etapas.

6. Utilize metodologias corretas em projetos de TI

A escolha da metodologia pode fazer a diferença entre um projeto de TI de sucesso e um que gera prejuízos. Diante disso, o gestor de TI deve ficar atento à escolha que será feita, pois isso impactará diretamente as chances da iniciativa conseguir atingir os objetivos planejados.

Em projetos de desenvolvimento, por exemplo, o gestor de TI deve avaliar com outros profissionais quais serão os objetivos do software, o perfil dos usuários e as funções desejadas. Assim, é possível escolher entre metodologias que são voltadas para a criação de ferramentas com padrão elevado de segurança, entrega rápida de funções ou maior flexibilidade durante atualizações. Como consequência, o produto final atenderá com mais precisão às necessidades de cada usuário.

E você, como faz para aumentar a produtividade da sua equipe de TI? Compartilhe conosco as suas técnicas!

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