5 tendências de acordo com a Gartner para o mercado digital até 2022

Autor: Telium Networks
Publicação: 19/10/2018 às 08:51

A empresa americana Gartner é referência mundial em consultoria, oferecendo ferramentas para a evolução de negócios e insights estratégicos para que as oportunidades do mercado sejam aproveitadas. Como isso exige muita pesquisa e conta com a experiência em tecnologia dos seus profissionais, é de se esperar que a organização tenha uma visão bastante clara sobre o futuro do mundo digital.

Tanto é que a Gartner frequentemente elabora relatórios com previsões para o ano corrente e para os seguintes, com um nível de acerto impressionante. Pensando nisso, separamos 5 das principais inovações que, segundo a empresa, serão as tendências de maior destaque até 2022. Acompanhe!

1. Aumento de pesquisas visuais e de voz em sites

A Gartner afirma que as marcas que prepararem seus sites para suportar buscas, tanto por imagem quanto por voz, terão um aumento de 30% nas vendas pela internet.

Isso porque esses tipos de pesquisa vêm ganhando popularidade, em especial nos dispositivos móveis. Neles, é muito mais fácil usar uma foto ou a própria fala para encontrar o que deseja do que usar o toque para digitar em um teclado comumente pequeno e desconfortável.

A ideia é que os negócios consigam aproveitar essa mudança de comportamento com as buscas internas para conseguir informações valiosas sobre os consumidores. Consequentemente, será possível compreender melhor os seus hábitos, aumentar a taxa de conversão, atrair novos clientes e promover maior satisfação.

2. Maior uso de criptomoedas na economia

O interesse por criptomoedas como Bitcoin, Ethereum e Ripple cresce cada vez mais. Atentos a essas mudanças, bancos e outras instituições do setor financeiro já estão percebendo que se opor será inútil e, por isso, começaram a incorporar moedas baseadas na tecnologia blockchain em suas operações.

Atualmente, as criptomoedas ainda têm o rótulo de pertencer a um mercado paralelo, em que só participam criminosos ou pessoas de má intenção. Contudo, é um mercado que vem atraindo pessoas honestas devido a fatores como segurança das operações, privacidade e rapidez nas transações — isso quando comparadas a certos métodos tradicionais.

Outra particularidade dessas moedas é que, hoje, elas têm um propósito especulativo muito forte. Conforme esses ativos forem regulamentados e aceitos pelos governos, a visão de que são ilegais cairá por terra. Assim, seu uso será ainda mais difundido entre o público geral, fazendo parte do dia a dia das pessoas e representando um papel mais importante na economia.

3. Dominação dos chatbots

Os chatbots estão revolucionando o atendimento ao cliente, mas também funcionam muito bem como ferramentas de vendas, entretenimento e otimizadores de produtividade para determinadas tarefas. A previsão da Gartner é que até 2021 a proporção de empresas que investirá mais no desenvolvimento de bots do que na criação de aplicativos vai superar os 50%.

A tendência é que os usuários gradualmente passem a dar preferência a uma interface de conversação por chat, como o Facebook Messenger ou o Telegram, quando precisarem obter alguma informação de determinado serviço digital. Trata-se de uma interação muito mais simples que uma aplicação específica, sem contar que dispensa a instalação de um app, uma ação eventualmente requisitada pelas soluções.

Inclusive, os bots ganham funções mais sofisticadas à medida que os recursos de inteligência artificial (IA) evoluem. Se hoje já são capazes de aprender novos termos e interpretar comandos nas mais diversas maneiras que a linguagem natural oferece, imagine o ponto em que estarão em 2022.

4. Empregos em consequência da inteligência artificial

Não é só nos chatbots que encontramos aplicação para a IA. Ela já vem sendo amplamente utilizada na indústria, com resultados excelentes. Alguns exemplos são:

  • algoritmos de mecanismos de busca;
  • sistemas de recomendação personalizada de produtos em e-commerces;
  • softwares para otimização de processos e auxílio na tomada de decisão;
  • alerta de fraude e análise de transações suspeitas em operações de cartão de crédito.

Ao contrário da visão de que a inteligência artificial vai tirar o trabalho de um número elevado de pessoas, gerando desemprego generalizado, a Gartner acredita em um futuro mais otimista. Ela mostra que essa tecnologia aumentará o número de empregos existentes, ao mesmo tempo em que aprimorará a produtividade dos negócios.

A empresa admite que a IA vai tirar os postos de trabalho de milhões de pessoas, mas afirma que também será responsável por criar mais empregos do que elimina — isso já em 2020.

5. Internet das coisas por toda parte

A ideia de ter dispositivos digitais conectados à internet e entre si para facilitar o dia a dia ou os afazeres no trabalho ainda tem uma presença muito tímida na vida das pessoas. Apesar de isso estar mudando com os aparelhos “inteligentes” — televisões (smart TV), relógios (smart watch), pulseiras (smart band) etc. —, ainda há bastante espaço a ocupar.

De acordo com a Gartner, as tecnologias relacionadas à internet das coisas, ou Internet of Things (IoT), ficarão tão baratas ao ponto de ser possível adicionar funcionalidades do gênero a um custo mínimo. Assim, organizações dos mais diversos ramos poderão acrescentar IoT aos seus produtos e a tendência é que, até 2020, 95% dos eletrônicos darão suporte à tecnologia.

Lembrando que, conforme as aplicações de internet das coisas aumentar, vai crescer também a preocupação com a segurança das conexões. Infelizmente, espera-se que a escala de produção de aparelhos inseridos nesse contexto será tão grande que, de início, muitas empresas não darão atenção à proteção das informações e teremos diversos casos de vulnerabilidade até esse mercado atingir a maturidade.

À primeira vista, as previsões da Gartner que vimos ao longo do texto podem parecer simplistas, já que notamos o avanço de todas essas tecnologias na atualidade. Contudo, um olhar atento revela insights não tão óbvios, que certamente ajudarão a sua empresa a obter vantagem competitiva e a conseguir uma posição de destaque nos próximos anos.

Já conhecia a Gartner e as suas previsões para o que será tendência no futuro dentro do mundo digital? Preparado para adaptar o seu negócio para todas essas transformações? Então não deixe de mostrar essas informações para seus colegas e colaboradores. Compartilhe o post nas suas redes sociais!