A transformação digital chegou! O que um data center pode fazer por você?

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 02:02

Muitas pessoas podem ainda não ter reparado, talvez não olhem muito em volta, mas estamos vivendo em um mundo de dados. A transformação digital trazida pela internet, computadores pessoais e smartphones tornou qualquer informação disponível ao toque de um dedo.

Mas essa facilidade gerou riscos também. Em um meio digital, empresas em qualquer lugar do mundo estão sujeitas a roubos de dados ou o comprometimento de sistemas importantes.

Então, como aproveitar a conectividade do mundo e ainda se proteger? Veja o que um data center pode fazer por você:

O papel do data center na transformação digital

Hoje, mesmo as empresas de pequeno e médio porte geram diariamente uma quantidade absurda de dados. A necessidade de permanecerem competitivas, obriga gerentes de TI de todas as áreas do mercado a absorverem muita informação em um sistema eficiente e confiável.

Por esse motivo o armazenamento e backup externos se tornaram tendência. Tem se tornado cada vez mais difícil manter uma estrutura própria de servidores que deem conta da demanda crescente por mais espaço e ferramentas de computação na nuvem. 

É aqui que os data centers entram na história. A velocidade com que empresas crescem apoiadas na tecnologia só é possível com o suporte de servidores escaláveis e seguros. É preciso ter espaço para crescer de forma segura sem comprometer qualquer processo. Esse é o tipo de demanda que, para a maioria dos negócios, só pode ser atendida com a terceirização do serviço.

Como um data center ajuda na operação de uma empresa

Mas como exatamente um data center ajuda a sua empresa a otimizar processos e lidar com tantos dados? Existem alguns pontos-chave pelos quais a solução se destaca e, por essa razão, ela se tornou tão popular:

Automatização

O ganho imediato na adoção de data centers é a capacidade de automatizar e virtualizar processos e análises. Os benefícios dessa automatização podem ser medidos em duas pontas.

De um lado, a simplificação de tarefas cotidianas para funcionários e colaboradores, que têm sua produtividade aumentada e passam a depender menos do setor de TI para determinadas funções. De outro, a diminuição de falhas, brechas de segurança e perda de dados, já que o sistema manipula e armazena os dados sem a necessidade de ação humana.

Controle

Uma das maiores dificuldades que a transformação digital trouxe para empresas foi a necessidade de lidar com tantos dados vindos de várias fontes diferentes, mantendo o controle sobre uso, credenciais de acesso, modificações e produtividade.

Com um data center, é impossível coordenar todas as informações que a empresa precisa e com a ajuda de um parceiro tecnológico, um gerente de TI terá em mãos análises unificadas.

Assim, será possível ter uma boa visão operacional, identificando pontos fortes e fracos de funcionários e colaboradores, além de poder fazer ajustes baseados nesses relatórios de forma bastante simplificada.

Colaboração

Além de um mundo de dados, estamos em um mundo de colaboração. Os smartphones permitem que funcionários estejam disponíveis em qualquer lugar para resolver questões de trabalho o mais rápido possível, e a virtualização trouxe ferramentas de colaboração para agilizar processos e evitar retrabalhos.

Esse tipo de solução, no entanto, só é viável em uma estrutura robusta de servidores, que esteja preparada para uma grande demanda por computação. A colaboração exige mais do que o armazenamento, principalmente a capacidade de ler documentos, editá-los e iniciar discussões em tempo real.

Redução de custos

Automatização, controle e colaboração — esses são os três pilares que tornam o data center essencial para uma empresa hoje. Mas são também as três ferramentas mais simples que um gestor de TI tem à sua disposição para contribuir com a redução de custos dentro da empresa.

Esses três benefícios trazidos pelos servidores externos simplificam processos, agilizam tarefas, aumentam a produtividade e a contribuição, além de evitar retrabalhos e falhas que prejudiquem a operação. Todas essas mudanças são substanciais e fazem muita diferença para o caixa da empresa no fim do mês.

Como um data center ajuda na segurança de dados

Quando falamos em transformação digital, é impossível não falar de segurança. Essa é a sombra que veio junto com a facilidade de ter informações disponíveis a todo momento, já que, em tese, também é possível roubar dados sigilosos de qualquer lugar do mundo.

Porém, esse risco forçou o amadurecimento de soluções em segurança. Nesse sentido, apostar em data centers — sejam eles exclusivos ou compartilhados — é uma forma muito mais confiável de manter os dados da sua empresa.

Isso acontece porque empresas especializadas têm equipes, processos e equipamentos específicos e exclusivos para a segurança, o que dificilmente uma empresa de pequeno ou médio porte pode manter.

Você tem o tempo e as ferramentas para manter a sua empresa segura hoje? Com certeza muita coisa poderia ser melhorada — para um profissional de TI, segurança nunca é o suficiente. Veja quais são os benefícios dos data centers para te ajudar nesse aspecto:

Proteção contra ameaças

O maior benefício dessa especialização é que, em um data center, você contará sempre com softwares e profissionais preparados para lidar com as ameaças mais recentes, sejam ataques externos, vírus ou tentativas de invasão.

Com a certeza de que o seu sistema está seguro, fica muito mais fácil para um gerente de TI focar seus esforços em implementação de novas estratégias e otimização de processos.

Proteção contra perda de dados

Perder dados não é tão grave como tê-los roubados, mas pode ser tão prejudicial quanto para uma empresa. As soluções de segurança em data centers nesse caso passam por rotinas automatizadas de backup, redundância do sistema para evitar quedas e históricos de modificação para que qualquer informação, por menor que seja, possa ser recuperada em casos extremos.

A transformação digital mudou a realidade de pessoas e empresas no mundo inteiro, trazendo novas oportunidades, mas também preocupações quanto a produtividade e segurança.

Os data centers são hoje a melhor resposta para essas questões. São uma forma de otimizar processos, simplificar o controle do gerente de TI e se proteger contra ameaças dentro e fora do escritório.

E aí, gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais e aumentar a discussão sobre o tema com seus colegas de profissão?