Cloud Access Security Broker: qual a sua função nas questões de segurança de dados?

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 02:44

A tecnologia da informação (TI) tornou-se essencial para o funcionamento dos sistemas e ferramentas em nossas vidas. Graça a ela, a maioria das pessoas pode desfrutar de muito conforto e bem-estar. A internet e a nuvem são bons exemplos de que essas funcionalidades vieram para ficar.

O setor empresarial também vem aproveitando cada vez mais dessas tecnologias para otimizar o desempenho dos funcionários. Entretanto, poucos gestores entendem realmente quais são os critérios que determinam o sucesso da gestão.

Por exemplo, quando um funcionário utiliza um aplicativo mobile para planejar suas ações do dia a dia profissional sem o conhecimento de seus chefes, ele está colocando a segurança dessas informações em perigo.

Desse modo, o mercado busca por novas metodologias para controlar o fluxo de dados na nuvem, e uma delas é o Cloud Access Security Broker (CASB). O nosso post de hoje vai tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Além de explicarmos esse conceito, vamos mostrar suas funções e benefícios. Acompanhe!

O que é Cloud Access Security Broker?

Se você acompanha o nosso blog já sabe o quão importante a segurança das informações é para a performance de uma empresa. A internet e o cloud computing abriram um mundo de novas possibilidades para um empreendimento. Porém, é necessário saber utilizá-las com muita sabedoria.

Atualmente, a shadow IT é um dos maiores problemas para os profissionais de tecnologia da informação. Ela indica as situações em que funcionários de um negócio utilizam um software ou uma plataforma que não são monitorados ou regulamentados pelos padrões da gestão.

Essas ocasiões tornam-se mais graves com o uso dos smartphones, pois eles podem ser utilizados a qualquer momento e lugar. Como eles são essenciais para a comunicação entre as equipes, é fundamental utilizar técnicas para o bloqueio inteligente de acesso, a fim de evitar o vazamento de informações.

O Cloud Access Security Broker é um software para o controle do tráfego de dados pela internet em um sistema na nuvem. Apesar de toda a segurança digital que o cloud computing oferece, ele ainda não é 100% imune a ataques cibercriminosos ou outros problemas.

Essa solução identifica todos os aplicativos que estão abertos na nuvem, como os e-mails, os perfis de rede sociais e arquivos empresariais. Ela também notifica quando e como essas informações circulam na rede. Dessa forma, é possível compreender e analisar as melhores práticas a serem adotadas para aumentar a segurança de todos.

Quais são as suas funcionalidades?

O CASB tem algumas funcionalidades que garantem o sucesso de sua aplicação. Destacamos os principais mecanismos abaixo:

Sign on

Para que o controle das informações da empresa seja eficiente, é necessário controlar o acesso de seus usuários. O sign on facilita a identificação dos funcionários e a autenticação de arquivos.

Autenticação

Um empreendimento de sucesso não pode banir o uso de aplicativos e softwares que auxiliam o desenvolvimento das funções de seus funcionários. Ele deve apenas controlar e regulamentar o uso dessas ferramentas. Desse modo, o Cloud Access Security Broker utiliza a autenticação para mostrar quais aplicativos estão abertos na nuvem.

Com isso, é possível habilitar vários tipos de controle de acesso, como a criação de códigos e senhas e a criptografia de informações relevantes para a gestão.

Mapeamento de credenciais

Infelizmente, o mundo digital ainda sofre com o problema de falsificações de credenciais. Com isso, o acesso à internet e às informações das empresas não é controlado de maneira efetiva.

Assim, o CASB também pode realizar uma análise para encontrar possíveis falhas e credenciais falsificadas ou duplicadas.

Netskope

Uma empresa é composta por vários setores que são essenciais para o funcionamento de toda a sua infraestrutura. Deixar todo o banco de dadosacessível para qualquer funcionário não é uma boa ideia, e isso deve ser evitado a todo custo.

Algumas informações, por exemplo, são úteis para o setor judiciário, mas não tem relevância alguma para a área comercial. Em outras ocasiões, a gerência deve tomar decisões baseadas em dados confidenciais para sua equipe.

O Netskope é uma ferramenta que permite a ocultação de informações para os usuários, aumentando a segurança de todo o sistema.

Quais são os benefícios do CASB?

Agora, chegou o momento para você descobrir as principais vantagens do Cloud Access Security Broker.

Acompanhamento em tempo real

As tecnologias mudaram a maneira como funcionários, gerentes e consumidores interagem entre si. Esse relacionamento tornou-se mais dinâmico, o que exige um maior controle sobre suas interações e comunicações.

O CASB facilita o monitoramento de tudo o que acontece em uma empresa em tempo real e sem interrupções. Ele também fornece relatórios e dados sobre a situação da segurança da gestão e infrações às políticas de acesso da empresa. Como consequência disso, você tem mais autonomia e confiança para tomar decisões.

Aumento de segurança

Por mais que pareça um benefício óbvio, o aumento de segurança é um dos principais ganhos para o empreendimento. A utilização do CASB não deixa que links maliciosos, vírus e aplicativos perigosos atrapalhem o funcionamento de suas atividades. Com a varredura de todo o sistema nuvem, o CASB mantém a área de TI atenta aos possíveis ataques cibernéticos e vazamentos de informações.

Melhoria na análise de dados já existentes

Com o uso do CASB, o gerente de TI pode visualizar todo o histórico do tráfego de informações antes de sua instalação. Assim, ele compreende quais são os principais problemas de sua rede e pode determinar os pontos a serem solucionados.

A era digital revolucionou o mercado e a nossa sociedade. Hoje em dia, a maioria das empresas já está utilizando novas tecnologias para reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos. Em todos os casos, é fundamental ter muita segurança e confiança nas metodologias utilizadas para isso.

O CASB facilita o mapeamento dos riscos que existem numa gestão e evita o vazamento de informações confidenciais. Desse modo, o Cloud Access Security Broker pode ser a solução para os problemas existentes nos serviços e aplicações na nuvem que você tanto procura.

E então, gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro das novidades da tecnologia da informação e suas soluções? Basta acompanhar as nossas redes sociais: Facebook e Linkedin!