Gestão de processos

Como a transformação digital impacta o setor de telecomunicações?

Escrito por Telium

A tecnologia vem avançando em ritmo acelerado. Nos últimos anos, testemunhamos o surgimento e a popularização de smartphones, a entrada contínua dos robôs na indústria e o aumento da presença da internet em nossas vidas. O resultado é que, hoje, o setor de telecomunicações, assim como o mundo todo, está passando por uma verdadeira revolução — a transformação digital.

E por mais que esse conceito venha sendo amplamente discutido, é comum ter algumas dúvidas sobre o que exatamente isso representa. Tecnologia e comunicação têm sido impactadas diretamente, mas nem todos os profissionais da área compreendem o que está acontecendo.

Pensando nisso, explicaremos aqui tudo sobre a transformação digital e os reflexos que ela causa no setor de telecomunicações. Confira!

O que é transformação digital?

Se analisarmos o conceito de tecnologia, é possível afirmar que trata-se de algo fundamental para nossa sociedade há muito tempo. A ascensão da indústria e das empresas está diretamente ligada aos seus avanços. Consequentemente, grandes mudanças tecnológicas geram grandes impactos em nossas vidas.

Nas últimas décadas, houve um acelerado processo de inserção das tecnologias digitais em nossas vidas. Com a internet presente em todos os ambientes corporativos, os softwares se tornaram cada vez mais importantes para a automatização de processos — algo que antes era feito quase exclusivamente por equipamentos mecânicos e eletrônicos.

Assim, o termo transformação digital se refere à implementação da tecnologia nas empresas para melhorar o desempenho e estender o alcance dos negócios. Não se trata apenas da adoção de um equipamento mais sofisticado, mas de uma mudança estrutural que usa a tecnologia para gerar valor para a empresa.

Mais do que um reforço superficial, ela exerce um papel central na estratégia da empresa. Isso significa que não é necessariamente algo feito com investimentos de alto valor — grandes e pequenas empresas podem adotar a transformação digital como um meio de alcançar um modelo de negócio mais eficiente.

Por isso, trata-se de um desafio muito maior para a gestão do que para outros departamentos. O objetivo é fazer com que essa mudança gere diferenciais competitivos frente à concorrência — ficará claro para os cliente que nenhuma outra empresa oferece aquela experiência em seus produtos ou serviços.

Para entender como isso ocorre na prática, é interessante olhar mais de perto o que vem acontecendo no setor de telecomunicações.

Quais são os impactos no setor de telecomunicações?

Enquanto outras áreas do mercado olham com interesse para as novas tecnologias em ascensão, o setor de telecomunicações apresenta uma particularidade. Afinal, é nele que a verdadeira mudança acontece — a transformação digital não só é vista no setor, mas depende dele para alcançar as empresas e a sociedade como um todo.

Em diversos momentos da história, novas tecnologias chegaram e modificaram determinados processos empresariais. Porém, a transformação digital influencia diretamente a forma como os próprios negócios são administrados. A dinâmica entre empresas e clientes tende a ser afetada diretamente, já que um único formato de atendimento não é mais suficiente.

Nesse panorama, as empresas de telecomunicações precisam aderir à cultura do serviço personalizado — o comportamento do consumidor deve ser compreendido individualmente. Assim, cada organização deve adaptar seu modelo de negócio, identificar as novas oportunidades de desenvolvimento de acordo com a realidade atual.

A inovação deve fazer parte da cultura da empresa. Um relatório da Anatel divulgado em 2017 mostra uma redução de aproximadamente 1,5 milhão de linhas de telefone fixo em 12 meses. Esse é um alerta importante para a necessidade de investimentos em outras frentes.

Porém, a digitalização não é apenas uma ameaça — ela cria oportunidades para novos meios de atuação. O setor de telecomunicações, dado seu papel central nesse processo, pode se beneficiar de outras mudanças.

Para isso, é preciso estabelecer metas de curto e longo prazo, visando se adaptar às novas demandas do mercado — e às novas possibilidades que a tecnologia oferece.

O que fazer para se adaptar?

Adotar práticas para se adaptar ao futuro da telecomunicação exige tanto uma mudança nos serviços quanto na estratégia de negócio. Por isso, destacaremos aqui algumas dicas fundamentais que você precisa ter em mente.

Rever o core business da empresa

A transformação digital afeta as operações de telecomunicação em quase todos os seus aspectos. Por isso, é hora de se reinventar. O atendimento e as vendas, por exemplo, precisam ser guiados para um formato omnichannel. Isso significa unificar os canais (telefone, internet, presencial etc.) e integrar as relações com o cliente.

Em geral, os clientes pesquisam o produto online para depois comprar. Investir em vendas online é fundamental para garantir que a conversão seja acelerada.

Oferecer uma experiência memorável

A valorização de uma marca deixou de estar ligada exclusivamente a seu produto ou serviço. É preciso oferecer uma experiência completa. Essa deve ser uma ideia que englobe o primeiro contato entre cliente e empresa e a finalização da venda — e depois dela.

É essencial reduzir a burocracia para o fechamento de vendas e assinaturas, assim como transferir todo o processo para o ambiente online. Quanto menos contato via telefone, maior a eficiência operacional e menores os custos envolvidos, inclusive com energia elétrica.

Uma boa experiência do cliente exige mais que uma embalagem bonita e um serviço de qualidade. Qualquer contato entre a empresa e o consumidor deve ser otimizado, sem burocracia desnecessária.

A customização de planos de acordo com as necessidades específicas de cada cliente é outro fator crucial que deve estar entre as prioridades.

Investir em Analytics

A busca por novos clientes é um bom exemplo de atividade que tem muito a ganhar com o uso de Analytics. Estamos falando de um sistema que trabalha com Big Data ou grandes volumes de dados para identificar padrões e gerar insights. As vendas de telemarketing, por exemplo, podem render muito mais se o perfil do consumidor for conhecido de perto.

Clientes que tendem a sofrer com problemas de rede podem ser identificados com rapidez. Assim, os esforços para retenção podem ser planejados com antecedência, reduzindo custos e aumentando o impacto das ações.

O mesmo sistema pode ser utilizado para avaliar o perfil individual de seus clientes e identificar a melhor abordagem do marketing online — redes sociais, e-mail, telefone etc. As ações se tornam customizadas não só no serviço oferecido, mas em toda a dinâmica interna da empresa.

Assim, a transformação digital pode ser uma grande aliada para o crescimento dos negócios. Os desafios são postos para todo o setor de telecomunicações, mas o diferencial competitivo deve ser alcançado pelas empresas que agirem com rapidez e inteligência.

Identificando oportunidades e investindo em inovação, como a Telefonia 4.0 e a tecnologia 5G, é possível entrar nessa nova era com sucesso nos negócios. Faça já uma análise da atuação de sua empresa e veja como ela pode lidar com essa situação e se reinventar durante a transformação digital!

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