Como sua infraestrutura de TI pode ser seu principal diferencial estratégico?

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 03:12

A infraestrutura de TI dentro de uma empresa já foi tratada de diversas formas: um peso necessário, um apoio secundário, um gasto excessivo de recursos. Mas, de alguns anos para cá, esse tipo de pensamento se tornou o maior inimigo de empresas que buscam se consolidar em um mercado digital. 

A tecnologia hoje é o principal diferencial estratégico e vantagem competitiva que um negócio pode adquirir com profissionais qualificados e bom planejamento. Se você quer ser a fagulha dentro da empresa para iniciar essa transformação, veja neste post como a infraestrutura de TI deve ser seu ponto de partida. Vamos lá?

Uma mudança no posicionamento da TI dentro da empresa

Mesmo com toda a transformação que o mercado sofreu em gestão de infraestrutura e planejamento na última década, em muitas empresas a TI ainda é vista apenas como um departamento de apoio operacional. A culpa disso vem primeiro de profissionais C-level, que não enxergam a importância de um novo papel estratégico da tecnologia, mas também dos próprios profissionais de TI que não buscam ocupar esse espaço.

A tecnologia deixou de caminhar paralela ao negócio para se tornar seu meio e, em cada vez mais casos, o seu fim. Um gestor que entenda sua própria importância nesse futuro conseguirá investir e gerenciar sua infraestrutura tanto para produzir com mais eficiência quanto para entregar mais qualidade para os clientes.

Isso significa que a tecnologia está deixando de fazer parte do negócio para se tornar o negócio. Reconhecer esse movimento e se posicionar dessa forma dentro da sua empresa será o caminho para o sucesso daqui para frente.

Uma infraestrutura de TI como diferencial estratégico

Mas como isso funciona na prática? Um profissional de TI que busca essa diferenciação no mercado precisa ter papel central no planejamento, desde o investimento em infraestrutura até sua gestão. Veja alguns exemplos de áreas em que você precisa proporcionar transformação se quiser tornar a tecnologia uma vantagem competitiva:

Investimento e retorno

Em um mercado no qual a tecnologia se transforma em solução estratégica, o retorno do seu investimento em TI será responsável por boa parte do sucesso da empresa. A ideia é buscar soluções que não apenas façam mais com menos, mas que sejam flexíveis e escaláveis com rapidez e confiabilidade.

A nuvem é uma grande solução para o futuro da infraestrutura de TI. A substituição do investimento em bens de capital para investimento em serviços torna a empresa mais enxuta, tornando a eficiência produtiva um de seus grandes diferenciais estratégicos — além, claro, de economizar e dar mais fôlego para o negócio.

Segurança

Depois da transformação digital, a informação dentro de uma empresa passa a ser um patrimônio. Ela precisa ser protegida, bem gerenciada e de fácil acesso. Os últimos grandes casos de roubo, sequestro e vazamento de dados demonstram que a forma como a TI lida com a segurança está se tornando parte significativa da credibilidade de um negócio na visão de seu público.

Praticamente toda a responsabilidade de construir essa relação de confiança passa agora para o seu planejamento e gestão. Isso quer dizer que o sucesso da empresa depende cada vez mais da infraestrutura, do diretor de TI e das parcerias que ele firma para lidar com informações sigilosas. Por menor que seja o papel da tecnologia para o produto final, ele será impactado pela sua capacidade estratégica.

Disponibilidade

E não apenas na segurança a infraestrutura de TI pode ser um diferencial competitivo. Como dissemos, a relevância da tecnologia para o produto final pode não ser direta, mas a sua participação é vital no processo de planejamento, suporte e gestão.

Ter disponibilidade significa ter eficiência no uso da infraestrutura e em seu custo. Significa manter um sistema robusto e a prova de falhas, com aplicações que foquem no negócio em si.

Nesse caso, a nuvem é novamente outra importante aliada — mas é preciso ir além. Para transformar tecnologia em vantagem competitiva, o diretor de TI tem que se posicionar também como um gestor de pessoas, com regras bem definidas de uso, monitoramento de compliance e previsão de demandas. Um sistema bem implementado com pessoas capacitadas para usá-lo é a fórmula mais rápida para alcançar o sucesso.

Produtividade

A atuação estratégica de um diretor de TI é um canal incrível para o aumento de produtividade. Fazer mais com menos é a busca do mercado desde que o primeiro negócio foi fundado no mundo e a importância dessa relação só deve aumentar no futuro para definir quais empresas conseguem se consolidar em um mundo digital.

A infraestrutura de TI pode ser a sua ferramenta para criar essa vantagem. Aplicações eficientes na nuvem, metodologias ágeis de produção e links confiáveis de internet são exemplos de pontos que devem estar na sua estratégia para o seu departamento ser o vetor de crescimento de todo o negócio.

Inovação

No fim, todas essas mudanças proporcionam um ambiente voltado para inovação, pensamento disruptivo e aplicação imediata de novas ideias para se destacar no mercado. A infraestrutura de TI não pode ser vista mais como um peso, mas uma plataforma para a criatividade e experimentação de todos os departamentos da empresa.

Se você tem alguma dúvida disso, basta ver os casos entre as startups que explodiram de sucesso nos últimos anos: são empresas que usaram a tecnologia de uma forma inovadora para entregar um produto diferenciado, mas também para sustentar essa entrega de forma escalável, barata e confiável.

Uma mudança também de atitude profissional

Depois de levantarmos todos esses pontos, uma coisa fica bastante clara: o diretor de TI que busca não apenas sucesso profissional, mas está engajado no crescimento e consolidação da empresa em que trabalha, precisa imediatamente buscar seu papel de C-Level dentro da diretoria. O que já foi um departamento de apoio hoje é parte central de um negócio que busca seu diferencial estratégico.

Mais responsabilidades e mais desafios te aguardam no futuro e não há nada que motive mais um profissional da área. É hora de participar ativamente da busca de parceiros para a sua infraestrutura de TI, do planejamento de implementação tecnológica e da definição de novas estratégias para se destacar em um mercado tão competitivo.

Se você está pronto para começar, venha ler este artigo que vai te ajudar a se preparar para um planejamento estratégico perfeito em TI!