Gestão de processos

Confira os 7 principais desafios dos CIOs e como superá-los

Escrito por Telium

A transformação digital está mudando diversos paradigmas e as companhias estão tendo que se adaptar às mudanças. A necessidade de redução de custos, atualização dos processos, flexibilidade e eficiência são somente alguns dos desafios dos CIOs em tempos modernos. Para manter a TI com um alto padrão de qualidade, esses profissionais precisam estar cientes das estratégias para superar esses desafios.

Para aprender como enfrentar as dificuldades citadas e gerar mais valor para a empresa, continue lendo este artigo!

Aumento da responsabilidade dos CIOs

Os CIOs no passado eram os chefes que se restringiam à tecnologia de informação, responsáveis por gerenciar a estrutura computacional que oferecia suporte às empresas. Era um cargo técnico, voltado para a manutenção de máquinas para garantir o bom funcionamento.

Com o tempo, o TI começou a ter mais importância e seu valor cresceu consideravelmente. Isso, evidentemente, forçou os líderes do setor a buscarem novas abordagens e uma visão mais holística dos negócios.

Transformação digital

A transformação digital é caracterizada pela digitalização dos processos de uma companhia, com o objetivo de centralizar as tecnologias como principal motor das atividades. O nível de importância dos sistemas é ainda maior, pois todos os setores começam a depender direta ou indiretamente das aplicações e da infraestrutura. Um problema no TI gera uma cadeia de complicações em toda a empresa.

Nesse contexto, os CIOs ganham mais responsabilidades, pois precisam cuidar da tecnologia, mas não pensar somente nesse setor. Todos os afetados precisam estar dentro do campo de visão desse profissional e sua gestão deve alcançar, horizontalmente, diversos colaboradores de distintos departamentos da companhia.

Ao mesmo tempo, fica a cargo deles a liderança das inovações constantes que impulsionam a transformação. Esses progressos devem ser feitos buscando maximizar os benefícios e serem gerenciados em paralelo com as operações e as limitações cotidianas.

O CIO, agora, protagoniza a evolução digital das empresas, indicando o caminho no qual todos devem seguir com as tecnologias. O objetivo é sempre buscar mais flexibilidade e velocidade para se adaptar às demandas do mercado, e continuar impactando positivamente os negócios, a fim de aumentar os índices de lucratividade.

Competitividade

O uso correto das tecnologias, atualmente, também é crucial para a competitividade das organizações. Com a transformação digital, diversas empresas estão buscando novas formas de agradar e satisfazer clientes para se destacar no mercado, por isso, quem implementa esse processo de uma forma saudável, consegue os melhores resultados.

Os principais desafios dos CIOs

Veremos a seguir alguns dos principais desafios dos chefes de TI.

1. Alinhar o TI aos negócios

Um dos problemas dos chefes de tecnologia é conseguir que o setor contribua ativamente para a empresa. E como vimos no primeiro tópico, esse deverá ser um objetivo para os CIOs.

O TI precisa refletir as necessidades da empresa e estar alinhado às principais metas, além de incorporar a missão e os valores para gerar resultados concretos para os outros departamentos. Em outras palavras: o setor deve contribuir diretamente para que as metas do negócio sejam alcançadas. Assim, as tecnologias serão úteis e a transformação digital poderá ser implementada com eficácia.

Para superar esse desafio, os colaboradores da área precisam estar cientes do que estimula a empresa no mercado, das necessidades dos clientes e da cultura organizacional para que suas ações estejam de acordo. Os líderes devem treiná-los, portanto.

2. Pensar na estratégia de cibersegurança

Com os avanços das tecnologias, surgiram também os riscos de segurança, cada vez mais preocupantes para os CIOs. Afinal, os ataques estão mais sofisticados e impactam diretamente a empresa como um todo. Com a implementação de novas ferramentas, como as de internet das coisas, a vulnerabilidade se torna ainda maior.

Por isso, os profissionais que lideram o setor precisam buscar estratégias robustas e completas de segurança para reforçar essa área e evitar danos crescentes para as corporações. É interessante investir em soluções, como antivírus, firewalls, mas também orientar os funcionários quanto ao uso e ao cuidado para evitar brechas.

Regras de acesso e bloqueios de comunicação podem ser definidos, desde que estejam de acordo com as necessidades e as especificidades da empresa —  para isso, o item 1 é fundamental. 

3. Treinar a equipe e reter talentos

Outro grande desafio é a falta de profissionais capacitados para os serviços, que serão mais técnicos e exigentes. As demandas por vagas estão aumentando, mas como as funções são novas, poucas pessoas no mercado estão, de fato, preparadas para preenchê-las adequadamente. 

Para superar isso, uma boa dica é a retenção de talentos, com estratégias para tornar o ambiente de trabalho mais atrativo, interessante e engajante para os colaboradores existentes. 

Ademais, é importante treinar a equipe interna para satisfazer as demandas crescentes e mutáveis. Assim, você conseguirá mais pessoas capacitadas para o trabalho e para contribuir com a digitalização dos processos. 

4. Acompanhar as tendências do mercado

As tecnologias modernas são sempre muito voláteis — as que surgem, logo evoluem ou servem como base para o desenvolvimento de outras. Portanto, uma das responsabilidades dos CIOs é o acompanhamento dessas tendências, sempre prestando atenção em qual delas pode ser aplicada no seu negócio para otimizar resultados.

Como um profissional de tecnologia, buscar qualificar-se em novas áreas é sempre muito importante, mas como um chefe, isso se torna ainda mais relevante. Por isso, eles não devem deixar de se atualizar com relação ao que surge de novo, estudando e aprendendo novas técnicas e métodos para alterar as abordagens na empresa.

5. Incentivar a inovação constante

É dever do CIO o incentivo à inovação, assim como a tarefa de motivar os colaboradores para ingressarem em novas etapas e participarem de novos processos. Mas como detalhamos no item anterior, acompanhar as tendências modernas é um grande desafio. 

Manter a equipe engajada para aceitar novos desafios e mudanças organizacionais, também. Para isso, os chefes precisam treinar bem os times para educá-los acerca dos benefícios da transformação digital, mas, também, investir em capacitação e em atualização deles com relação às novas ferramentas.

6. Reduzir custos

Como otimizar os resultados e investir em novas tecnologias sem gastar demais com isso? Essa é uma pergunta que todos os CIOs fazem e reflete a preocupação que todo gestor tem com os custos. 

O objetivo é utilizar tecnologias e ingressar na transformação, para reduzir os gastos que já são comuns para as empresas. Assim, os líderes precisam de estratégias que não sejam prejudiciais a curto prazo para o financeiro da companhia, senão é como trocar um problema por outro.

Para lidar com essa questão, é preciso planejar para escolher as ferramentas corretas e implementar um processo de adaptação que minimize prejuízos. Um bom planejamento envolve um conhecimento profundo sobre as necessidades da companhia e sobre as tecnologias disponíveis. 

7. Cultivar a cultura dos dados

A cultura dos dados está invadindo as corporações e alterando a forma como elas trabalham. Ainda assim, muitos gestores coletam diversos dados e não sabem o que fazer com eles. Por isso, implementar uma cultura, na qual essas informações coletadas beneficiem ativamente os negócios, é um grande desafio.

É importante investir em estratégias de análise dos dados, para extrair deles insights valiosos para a empresa especificamente. Bem como, alterar a forma como os gestores tomam decisões, com foco na intuição para se basear nos resultados dos processamentos do que foi coletado.

Outra boa dica é investir em formas interessantes de visualização, como relatórios e gráficos, para que esses insights sejam compreensíveis para os colaboradores e para as equipes internas.

Com a transformação digital e os avanços da modernidade, novos cargos, funções e responsabilidades estão sendo criadas. O que claramente incorre em uma série de desafios para os líderes, que precisam desenvolver formas de superá-los para guiar as equipes rumo aos benefícios da digitalização dos processos.

Agora que você já sabe mais sobre os desafios dos CIOs, que tal nos acompanhar nas redes sociais para mais conteúdos de qualidade? Estamos no Facebook e LinkedIn.

Sobre o autor

Telium

Deixar comentário.

Share This