Conheça a telefonia VoIP, o recurso ideal para quem busca otimizar rotinas e aumentar a produtividade.

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 02:03

Você já ouviu falar em VoIP? Esse substituto não tão recente para a telefonia tradicional vem ganhando cada vez mais destaque no meio corporativo, seguindo a tendência de novas técnicas de conversação e o aumento das velocidades de banda larga.

Se você deseja saber mais sobre a tecnologia, este post foi feito para você! Vamos explicar o que é telefonia VoIP e como ela pode otimizar sua empresa. Confira:

Como funciona a telefonia VoIP

A sigla em inglês Voice Over Internet Protocol é bastante descritiva: voz pela internet. Essa técnica amadureceu junto da popularização das conexões de alta velocidade e permite que funcionários, diretores, fornecedores e clientes se comuniquem por meio da banda larga.

A diferença principal está no modo como a conversa é encaminhada de ponto a ponto. Na telefonia tradicional, a voz é captada analogicamente e viaja pelo cabeamento da prestadora de serviço, limitando cada linha a um terminal fixo e permitindo apenas uma ligação por vez.

Já a telefonia VoIP converte a sua voz para dados por meio de aplicativos ou adaptadores, e utiliza a conexão com a internet para realizar a ligação.

Nesse caso, não há ponto físico nem limite de conversa. A telefonia por IP é capaz de mudar profundamente a forma como uma empresa lida com sua comunicação, dando a ela a possibilidade de aproveitar vários benefícios em otimização e produtividade que não seriam possíveis no modelo antigo.

Quais são os benefícios da telefonia VoIP em empresas

Mas quais exatamente são essas vantagens que o VoIP proporciona? O caráter móvel e flexível da tecnologia é o grande segredo para tornar suas comunicações e, por consequência, suas rotinas operacionais mais eficientes.

Fim dos planos telefônicos

A primeira mudança óbvia de um modelo para o outro é que, ao adotar o VoIP, sua empresa pode optar por abandonar de vez as assinaturas de telefonia fixa, geralmente caras, restritivas e com amarras que te impedem de buscar novos contratos com facilidade.

Integração com sistemas tradicionais

Mas se você deseja manter um sistema híbrido, é possível integrar o VoIP ao seu contrato de telefonia fixa atual. Esse tipo de solução permite que você diminua os custos com as ligações e, ainda assim, aumente a capacidade produtiva da empresa.

Essa integração agrega ramais remotos que podem ser utilizados em um canal exclusivo, conectando filiais, colaboradores, fornecedores e clientes. Com mais linhas conectando os funcionários e pagando menos por isso, o negócio ganha um novo fôlego para sincronizar os esforços de todas as pessoas envolvidas.

Redução de custos

Imagina poder se livrar de um contrato inchado com uma fornecedora de telefonia fixa. Com certeza você pensou na economia que teria, mas talvez não tenha ideia do tamanho dela.

Sim, o número é grande: adotar o VoIP pode reduzir em até 80% os custos com telefonia. Essa diferença se acentua principalmente na contratação de franquias adequadas à demanda, permitindo que o empresário otimize o uso da tecnologia, pagando apenas o que está disposto a pagar.

Além disso, também há o aumento de produtividade e simplificação de processos que envolvam comunicação — uma redução indireta de custos ao fazer tarefas rotineiras levarem menos tempo para serem realizadas.

Disponibilidade e flexibilidade

Para algumas empresas, esse é um benefício ainda mais importante do que o custo. A telefonia fixa engessa a operação porque limita sua disponibilidade a um espaço físico, como um escritório.

Já a telefonia VoIP liberta os funcionários dessas algemas. Basta uma conexão boa com a internet e os ramais da empresa estarão disponíveis.

Se as ligações não precisam começar de um telefone fixo, elas também não têm que terminar em um. Com o VoIP, dá para ligar diretamente para computadores, smartphones e tablets, inclusive usando aplicativos e softwares adicionais para gravar, auditar ou fazer videoconferências.

Se seus diretores ainda se sentirem mais à vontade com os telefones fixos, é possível optar por conversores de VoIP, que captam a voz nos aparelhos e a transformam em dados. É um modelo de telefonia flexível e disponível 24 horas por dia.

Otimização e aumento da produtividade

Essa é uma consequência direta da disponibilidade, flexibilidade e integração de sistemas. O modelo VoIP ocupa muito menos banda que a telefonia comum, deixando mais tempo livre para chamadas e otimizando o uso dos ramais.

Existe também a facilidade de integrar voz e dados para que a comunicação entre os funcionários se torne mais eficiente, cortando tarefas desnecessárias e agilizando processos.

Muitas vezes esses ganhos são pequenos, imperceptíveis, mas quando somados ao longo do dia, são um grande diferencial para a operação como um todo.

Suporte

Você já tentou lidar com o suporte de uma empresa de telefonia comum? Como foi sua experiência?

Pela média de atendimento nesse setor, sua resposta dificilmente foi positiva. Fornecedoras de telefonia fixa são, muitas vezes, lentas e ineficientes na resolução de problemas, e a empresa toda vira refém na mão delas.

Provedores de VoIP, por não terem uma demanda tão inchada e serem especializados em contratos corporativos, possuem suporte mais ágil e disponível para resolver o seu problema o mais rápido possível, assim que ele for reportado.

É preciso ter cuidado ao adotar a telefonia VoIP?

Apesar de muito útil, ligações pela internet exigem uma boa qualidade de todo o sistema. Por isso, para aproveitar ao máximo todas as vantagens que citamos acima, é recomendado muita pesquisa para encontrar o parceiro ideal que atenda à sua demanda.

Assim que encontrá-lo, leve a proposta até os diretores da empresa, demonstre a economia de tempo e dinheiro e o aumento de produtividade que é possível ter com essa solução.

A telefonia VoIP é uma tecnologia que se tornará cada vez mais prática e eficiente, acompanhando os avanços em velocidade de internet e softwares que integram e convergem a comunicação corporativa. Quanto mais cedo a sua empresa adotar a solução, mais rápido ela pode tirar proveito dessa nova era de ligações telefônicas.

E aí, gostou de saber mais sobre telefonia VoIP? Que tal ficar por dentro de outras tecnologias e práticas para otimizar a operação da sua empresa e reduzir custos? Então, assine a nossa newsletter para receber mais artigos como este diretamente do seu e-mail!