Firewall as a service: conheça os benefícios do seu uso e adote já

Autor: Telium Networks
Publicação: 19/10/2018 às 08:55

Com investimentos de 500 milhões de dólares em 2017 e previsão de 1,70 bilhão em 2022, segundo a Market And Sales, o Firewall as a Service está se mostrando um modelo promissor de negócios. Mas, afinal, você sabe do que trata desse modelo?

Com o avanço constante da tecnologia, a segurança e a privacidade de dados sensíveis das empresas deve ser tratada com cada vez mais seriedade. Não é à toa que as grandes corporações investem pesado nesse setor, criando departamentos inteiros com a missão de garantir proteção contra invasões externas.

Isso, no entanto, pode ser muito custoso. Então, com o objetivo de fornecer um serviço de segurança e tecnologia de ponta a preços acessíveis surge o promissor Firewall as a Service. Neste post, veremos melhor como ele funciona e quais são as suas principais vantagens. Continue conosco para conferir!

O que é Firewall as a Service

O Firewall as a Service (ou FWaaS) tem a mesma filosofia dos outros produtos “as a Service”, como backup, infraestrutura, plataforma etc. Consiste, basicamente, em delegar um setor tecnológico da empresa a uma equipe externa, altamente especializada, que prestará o atendimento em forma de serviço — daí “as a service”.

No caso no FWaaS, trata-se de um serviço especializado de instalação e manutenção de firewalls em empresas. Diferentemente dos tradicionais, contudo, este pode ser considerado como um novo tipo, um Next Generation Firewall. Isso porque o FWaaS é entregado aos clientes por meio de serviços de nuvem.

Dessa forma, ele permite que os usuários movam as infraestruturas da empresa parcial ou totalmente para o ambiente virtual, sempre sob sua proteção. O grande diferencial desse modelo de negócio, no entanto, é que ele oculta o ferramental que opera o firewall.

Além disso, o FWaaS faz com que a empresa esteja totalmente conectada por um firewall global, que unifica suas aplicações e gerencia a sua política de privacidade. Ou seja, todo o tráfego interno — incluindo desktops, servidores, dispositivos móveis, entre outros — é agregado na nuvem e monitorado pelo firewall.

Nesse sentido, a escolha por um FWaaS tira vantagem do uso da nuvem associada às tecnologias de rede, aos serviços sob demanda e à entrega de diversas funcionalidades — como filtros de URL, rastreamento de rede, prevenção de vírus e malwares etc. Tudo isso com tecnologia de ponta.

Como ele funciona

O principal objetivo do FWaaS é oferecer segurança na rede e eliminar a manutenção decorrente desse serviço, como a depreciação de servidores, a atualização de softwares e a mão de obra qualificada etc. Assim, tudo com que o contratante precisa se preocupar é o aluguel do serviço. O resto é cuidado pela prestadora.

Para isso, ele tem 5 características principais de funcionamento:

  • não tem limites de capacidade;
  • tem garantia de funcionamento em 99% do tempo;
  • não requer manutenção de software nem patches de vulnerabilidade;
  • tem gerenciamento simplificado;
  • oferece a possibilidade de inspeção de tráfego por meio de múltiplas redes.

Principais vantagens do Firewall as a Service

O FWaaS oferece inúmeras vantagens quando comparado aos firewalls tradicionais. A seguir, listamos as principais delas:

Confiança e segurança

Em questões de segurança, é fundamental estar sempre um passo a frente, pois os hackers constantemente buscam brechas em sistemas antigos. Quanto a isso, o FWaaS é mais confiável, pois a fornecedora do serviço tem um cuidado maior com a depreciação dos equipamentos envolvidos.

O Firewall as a Service fornece sempre as versões mais atuais de proteção, mantendo sua rede moderna e consistente com o mercado. Ou seja, tudo está sempre se atualizando, tanto software quanto hardware.

Além disso, como dissemos, o FWaaS concentra todo o tráfego de uma empresa para uma nuvem privada. Isso permite a criação de uma política de segurança consistente, capaz de abranger qualquer tipo de dispositivo conectado na empresa. O que é perfeito, por exemplo, para fazer o controle de dispositivos inteligentes na internet das coisas.

Simplicidade

A solução de FWaaS é perfeita para modelos de negócio que não estão totalmente ligados em soluções de tecnologia. Para alguns empreendedores, por exemplo, o conhecimento de firewalls e conceitos relacionados à proteção virtual é quase nulo. Nesses, casos o FWaaS ganha em simplicidade.

A empresa precisa se preocupar somente em contratar o serviço, já que a contratante cuidará do resto. A interface de uso também é muito simples, e os protocolos de instalação são fáceis de configurar até por quem não entende nada do assunto.

Expertise

Uma empresa que oferece Firewall as a Service tem que ser especialista no assunto. Isso significa ser equipada com profissionais experientes no mercado de segurança, que têm como missão manter-se sempre atualizados na área. Isso implica em três principais vantagens:

  • não é preciso contratar um profissional só para lidar com firewall na sua empresa;
  • os profissionais que cuidarão do seu firewall são os mais experientes da área;
  • em caso de acidentes, a prestadora dos serviços será a responsável — além de já ser a mais indicada para resolver a situação.

Escalabilidade

Como já foi dito, o FWaaS funciona em nuvem e, por isso, é mais escalável do que um firewall tradicional. Basta conectar um novo dispositivo à nuvem e ele já estará sob a proteção. Isso é especialmente útil para empresas com várias filiais ou trabalhadores em regime de home office.

Custo-benefício

Um firewall tradicional já é mais custoso por conta da aquisição constante de software, a atualização de máquinas depreciadas e a contratação de mão de obra qualificada. Se comparado ao serviço top de linha oferecido por um FWaaS, a diferença é gritante.

O próprio fato de se trata de um firewall centralizado e baseado em nuvem já reduz os custos. Além disso, as empresas que oferecem FWaaS costumam oferecer vários planos distintos, para atender todos os tipos de necessidade dos clientes, tanto de segurança quanto de bolso.

Enfim, por tudo o que vimos até aqui, o Firewall As Service representa uma nova era de segurança e privacidade para muitas empresas.

Com serviços oferecidos por especialistas e preços acessíveis, a tendência é que casos de vazamentos de dados e problemas com ransomwares sejam drasticamente reduzidos. Assim, as empresas ganham em segurança, e os clientes, em serviços mais confiáveis.

Então, gostou do nosso conteúdo sobre o Firewall as a Service? Agora, para continuar por dentro de nossos próximos artigos, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!