Infraestrutura de TI

Link dedicado via satélite: o que você precisa saber

Escrito por Telium

Escolher a melhor estrutura de internet para o seu negócio é uma tarefa que merece atenção nos detalhes. A principal diferença entre o modelo banda larga e a conexão com link dedicado via satélite, por exemplo, é que, enquanto a primeira é compartilhada e dividida entre usuários locais, as linhas dedicadas oferecem uma rede privada reservada apenas para a sua empresa.

Como consequência, as velocidades de largura de banda são consistentes para download e upload de arquivos, e a rede fica disponível 24 horas por dia, sem desaceleração durante os horários de pico.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e entender como ela pode se encaixar no seu orçamento de TI? Continue a leitura!

O que é um link dedicado via satélite?

Um link via satélite refere-se às tecnologias que ajudam a fazer transmissões dessa espécie por meio de várias faixas de frequência. Esses sistemas permitem a entrega eficiente de dados como parte de serviços de transmissão modernos.

Satélites têm sido usados para comunicações desde o início da internet e ainda estão em uso hoje. Embora os primeiros serviços nessa modalidade fossem usados para transportar fluxos de áudio e vídeo e suportar backbones de dados de alta capacidade, a conexão via satélite de alta velocidade só se tornou disponível para a maioria dos usuários recentemente.

Essas linhas de grande capacidade são usadas principalmente para vincular escritórios à internet. Conexões dedicadas podem ser usadas para realizar chamadas telefônicas e fornecer largura de banda suficiente para que muitos funcionários possam se conectar aos seus computadores de trabalho em casa, simultaneamente.

Como a tecnologia de link dedicado via satélite funciona?

Antes de mais nada, é importante entender em um nível básico o que exatamente um provedor de internet via satélite faz. Basicamente, esse é um serviço oferecido por diversos satélites e estações em terra — também conhecido como teleportos. Os equipamentos exigem instalação profissional para garantir uma operação sem problemas a longo prazo.

Uma antena parabólica relativamente pequena localizada em terra se comunica e se conecta a um satélite em órbita a milhares de quilômetros de distância. Uma vez que o sinal é transmitido para o satélite geoestacionário, ele é enviado de volta para a antena parabólica instalada fora da sua empresa.

Dessa forma, um link dedicado via satélite também tem a capacidade de disponibilizar conectividade e operações comerciais para todos os envolvidos na sua empresa. Ele permite, por exemplo, que todos os seus escritórios — não importa o quão remoto eles estejam — fiquem conectados à rede corporativa em todos os momentos.

Usando essa tecnologia, os usuários podem compartilhar o mesmo canal de frequência dividindo o sinal em diferentes intervalos de tempo.

Quais são as principais aplicações do link dedicado via satélite?

Geralmente, o acesso à internet via satélite é útil em regiões remotas e áreas recém-desenvolvidas. Ele pode fornecer serviço de internet de alta velocidade onde o cabo convencional ou DSL não está disponível ou não está funcionando bem.

Os links dedicados via satélite são aplicados para a construção de redes corporativas, incluindo a situação em que os escritórios corporativos são remotos ou estão a uma grande distância uns dos outros. Os seguintes serviços podem ser executados no âmbito das redes corporativas:

  • telefonia;

  • acesso à internet;

  • transmissão de dados;

  • chamadas de videoconferência;

  • monitoramento de vídeo;

  • transferência de conteúdo de vídeo.

Quais são os benefícios do link dedicado via satélite?

Em suma, um link dedicado via satélite estende o acesso à internet em banda larga diretamente aos seus escritórios, mesmo em locais mais remotos. A solução é baseada em um link de satélite ponto a ponto entre qualquer um dos teleportos do provedor e um terminal localizado no local.

O serviço é ideal para aqueles que desejam fornecer acesso à internet de banda larga e serviços de VPN para seus escritórios remotos ou operações de campo. A seguir, veja outras vantagens dessa tecnologia.

Confiabilidade

Uma grande vantagem de ter uma conexão dedicada é o aumento da confiabilidade. Para muitas empresas, ficar sem conexão com a internet por dias pode ser desastroso.

Normalmente, um link dedicado via satélite vem com um contrato de nível de serviço — SLA —, que garante rapidez na resolução dos principais problemas de conectividade.

Alta performance

Como a linha é reservada apenas para o seu negócio, você tem acesso exclusivo à largura de banda, sem contenção externa.

Isso significa que, durante qualquer ponto do dia, você terá 100% de desempenho. Isso é fundamental caso você esteja fazendo ou recebendo chamadas telefônicas por meio de sua conexão, enviando e baixando arquivos grandes ou realizando videoconferências em HD.

Escalável e flexível

A velocidade da largura de banda é totalmente personalizável e pode ser dimensionada, dependendo dos requisitos de negócios individuais, o que significa que você paga apenas pelo que precisa.

A conectividade simétrica significa que você obtém uma velocidade consistente nos dois sentidos, gerando uma força de trabalho mais produtiva que também é capaz de utilizar serviços em nuvem de baixo custo.

Cobertura global

Não importa onde a sua empresa esteja, a internet via satélite provavelmente é capaz de alcançá-lo. Com um satélite em órbita geoestacionária, um sinal pode chegar a praticamente qualquer lugar do mundo.

Essa ampla cobertura de área torna o acesso à internet de alta velocidade a partir de locais remotos rápido e fácil. Também é possível conectar muitos locais remotos espalhados por grandes distâncias por meio do link dedicado.

Segurança

Ter uma conexão segura deve ser uma prioridade para qualquer negócio e, com uma conexão dedicada, sua rede é mais segura, porque é usada exclusivamente por sua empresa.

A linha é executada diretamente de suas instalações para o data center do provedor, resultando em nenhuma interferência. Isso facilita a implantação de aplicativos de segurança e protocolos de autenticação, pois os únicos usuários residem em suas instalações.

Para muitos, a decisão de obter ou não uma linha dedicada se resume à importância de ter uma conexão confiável e de alto desempenho com a internet. Agora que você está mais instruído e tem uma abordagem completa dos benefícios do link dedicado via satélite, você pode fazer a pesquisa adicional e tomar a decisão por si mesmo.

Quer receber mais indicações de artigos como este diretamente do seu e-mail? Assine agora a nossa newsletter e mantenha-se informado!

Sobre o autor

Telium

Deixar comentário.

Share This