O outsourcing de TI é a melhor saída para redução de custos no setor?

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 02:13

A redução de custos com outsourcing de TI é um dos benefícios que a terceirização proporciona às organizações, afinal, cortar despesas com profissionais e infraestrutura é, inegavelmente, uma ótima saída para economizar sem abrir mão da qualidade.

Entretanto, um estudo realizado em 2014 pela IBM — envolvendo 1351 executivos do mundo todo, inclusive brasileiros — apontou que somente 7% das empresas veem a redução de custos como principal motivo para investir no outsourcing de TI.

O que esses dados significam, afinal? Seria esse modelo de contratação menos eficiente do que se pensa quando o assunto é eliminar gastos desnecessários?

Neste artigo você entenderá o verdadeiro sentido desses números e verá que, entre as soluções disponíveis no mercado, o outsourcing de TI pode ser a melhor saída. Vamos começar?

Como ocorre a redução de custos com outsourcing de TI?

Você ainda não sabe como acontece a redução de custos com outsourcing de TI? Não se preocupe! Trataremos de explicar como essa vantagem se tornou uma palavra-chave para a terceirização.

Suponhamos que uma empresa chamada XYZ dependa da Tecnologia da Informação para que os processos do negócio funcionem adequadamente.

Logo de início, a companhia se depara com custos potencialmente dispendiosos: a contratação de profissionais capacitados e a aquisição de equipamentos para construir uma infraestrutura que suporte as suas demandas.

Contratar um staff na área requer um investimento acima do comum, visto que os profissionais de TI qualificados são valorizados e, dependendo do segmento da empresa, a equipe pode ser relativamente grande — administradores de sistemas, gestor, desenvolvedores, operadores, arquiteto etc. Ainda devemos considerar os custos tributários de um contrato celetista no Brasil.

A implementação de uma infraestrutura de TI, por sua vez, vai além das despesas com aquisição; é preciso lidar com a manutenção dos equipamentos, compra/renovação de licenças de software, upgrades, serviços adicionais — cloud computing, por exemplo — entre outras responsabilidades.

Resumindo, contar com um departamento de TI que atenda às demandas e necessidades implica numa “infinidade” de custos. Em meio a tanto, eis que o outsourcing de TI entra em pauta como uma excelente alternativa para redução de custos no setor.

Se diante desse panorama a empresa XYZ terceirizar a infraestrutura de TI, bem como o seu quadro de funcionários, boa parte das despesas será eliminada, transformando ativos fixos em custos variáveis. Sem dúvidas, é uma ótima alternativa para a otimização dos investimentos.

Até aqui você certamente detectou que essas vantagens, mesmo que exploradas superficialmente, são atrativas o suficiente para convencer toda e qualquer empresa a investir no outsourcing de TI. Sendo assim, por que somente 7% dos executivos se baseiam nisso? É o que procuraremos compreender daqui em diante.

Por que o outsourcing de TI deve ser amplamente adotado?

É claro que a redução de custos é um fator de relevância, pois esse é sempre um dos objetivos das empresas, porém o conjunto de benefícios que o outsourcing de TI proporciona é o que faz dessa solução a melhor saída.

Para tornar as vantagens mais claras, vejamos a seguir outros 4 fatores da terceirização que fazem a diferença para a otimização de custos e crescimento da empresa.

1. Externalização da TI

Com a administração de TI atribuída ao provedor contratado, é certo que o setor será gerenciado de maneira adequada, dentro de um modelo em que a empresa contratada deve assegurar a disponibilidade, a performance e o desenvolvimento dos processos e infraestrutura.

Assim, o contratante adquire a vantagem de focar no negócio, ou seja, conceder o tempo e os esforços dos colaboradores ao carro-chefe sem que os serviços de TI — fundamentais para manter a competitividade e inovação — não sejam comprometidos; pelo contrário: sejam aprimorados.

Contudo, vale salientar a imprescindibilidade de saber escolher o provedor ideal. Mas, quais são os critérios/medidas para determinar a melhor opção?

O mais importante é não poupar esforços para estudar profundamente o mercado, consultar os clientes dos provedores selecionados e atentar-se ao quadro de profissionais, bem como às suas certificações e parcerias.

2. Parceria estratégica

Investir no outsourcing de TI não se resume a repassar as atividades do setor ao provedor. Na verdade, as duas empresas firmam uma parceria estratégica com objetivos alinhados, afinal, ambos os lados querem alcançar a excelência em qualidade nos serviços de TI.

São muitos os resultados positivos que essa aliança pode oferecer, desde o aumento na eficiência dos processos e na qualidade do serviço ao acompanhamento das tecnologias mais atuais do mercado e a criação de valor.

3. Know-how

Um bom outsourcer de TI conta com especialistas gabaritados, treinados e plenamente atualizados para fornecer o que há de melhor em termos de gestão.

Como a área de TI engloba a diferentes tecnologias, sistemas, fabricantes etc., a necessidade de contar com profissionais que dominem diferentes plataformas é algo que a terceirização de TI pode resolver de maneira eficiente e com custos reduzidos.

Uma vantagem importante disso é a otimização do tempo, visto que os profissionais passam por um processo de treinamento contínuo, além de possuírem experiência na solução dos problemas de outros clientes. Ou seja, o outsourcing de TI prevê que os problemas sejam resolvidos num espaço de tempo consideravelmente menor.

4. Segurança da Informação

A expertise nos quesitos de segurança de TI nunca foi tão requisitada no mundo corporativo — o que muito se deve aos constantes ataques de ransomware que vitimizaram milhares de empresas pelo globo.

Garantir que os melhores mecanismos de proteção e procedimentos sejam implementados não é uma tarefa simples, pois é necessário ter a seu dispor um administrador de sistemas (sysadmin) experiente e um time responsável por testes de penetração, análises de vulnerabilidade, monitoramento e tudo mais.

Se a sua empresa não pode obter uma equipe que atenda à demanda por segurança de maneira viável, não há dúvidas de que o outsourcing de TI é uma ótima saída para promover a segurança dos dados e sistema com custos reduzidos.

Portanto, devido a esses e outros benefícios, a redução de custos com outsourcing de TI se configura apenas como uma das razões pelas quais sua empresa deve considerar o investimento, porque a terceirização vai muito além disso.

No mais, esperamos que o conteúdo tenha sido útil e que você continue acompanhando as nossas novidades. Aliás, para recebê-las na comodidade do seu e-mail, preencha o formulário ao lado para assinar a nossa newsletter — basta deixar o seu endereço de e-mail!