Governança Corporativa

Troca de dados privados na internet: como ter segurança na transmissão?

Escrito por Telium

 

A tecnologia da informação é um segmento que passa por constantes transformações. Atualmente, ele é essencial para empresas de diversos setores, pois com os aplicativos tecnológicos é possível conectar pessoas e empresas ao redor do mundo. Dessa forma, você precisa se manter atualizado às novidades do mercado e às demandas dos clientes.

A segurança de dados é uma questão muito importante nessas horas. De nada adianta ter uma solução veloz e que oferece as funcionalidades exigidas se ela não é segura. Quando isso acontece, as informações, documentos e registros dos usuários ficam desprotegidos, e você deve evitar essas situações a todo custo.

Desse modo, este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. Vamos mostrar por que ter dados privados na internet é tão importante, assim como todos os tópicos que moldam esse cenário. Além do mais, vamos dar dicas para que o seu planejamento sempre esteja alinhado às novidades tecnológicas. Confira a seguir!

Qual é a importância da segurança para a troca de dados privados na internet?

O crescimento do mundo digital cria várias oportunidades para uma empresa conhecer novos clientes e fechar negócios em outros países. Dessa maneira, é necessário prezar pela segurança de dados e garantir a integridade das informações de todos os usuários.

Muitos acreditam que a internet pública será o carro-chefe do desenvolvimento tecnológico, entretanto, a troca privada de dados já conquistou um lugar de destaque no mercado.

De acordo com uma pesquisa do Global Interconnection Index, as informações trocadas entre as empresas devem atingir uma taxa de crescimento cerca de duas vezes maior do que o acesso à internet, chegando a um volume seis vezes superior ao tráfego IP global até 2020.

Além disso, a velocidade de interconexão tende a aumentar e alcançar 5.000 terabits por segundo. Esse estudo ainda revela que a América Latina será o local com maior demanda de serviços em informações.

Apesar de não oferecer boa infraestrutura atualmente, a velocidade de interconexão instalada chegará a 13% da capacidade global, mais do que outras regiões que são mais populosas, como a Ásia.

Com o aumento do acesso, a segurança cibernética deve acompanhar a taxa de crescimento e evolução dos sistemas. Estima-se que 60% dos negócios virtuais passarão por falhas.

A falta de planejamento e o uso de medidas ineficientes coloca em risco vários usuários e provoca a vazamento de informações, como na exposição de dados privados de 198 milhões eleitores nos EUA. Em meio a esse cenário, a segurança de dados será um dos temas mais importantes para o sucesso de uma gestão.

Qual é o papel do Marco Civil?

O Marco Civil da Internet foi aprovado em 2014 e determinou as diretrizes para o uso dessa tecnologia em nosso país. Ele pode ser entendido como uma “constituição” que determina o que deve ou não ser feito pelos usuários e provedores da web no Brasil.

Um de seus tópicos está relacionado à neutralidade na rede. Ele exige que a rede seja igual para todos, sem levar em consideração o tipo de uso. De uma forma bem simples, o usuário paga somente pela velocidade contratada, e não pela quantidade de acessos ou páginas.

Os dados privados também ganharam muito destaque. O Marco determina que essas informações são invioláveis e sigilosas.

As empresas fornecedoras de serviços digitais devem desenvolver e oferecer soluções que garantem, por exemplo, que os e-mails só serão lidos pelas pessoas envolvidas na conversa. Aqueles que descumprem essas determinações podem receber multas e penalizações administrativas, criminais e cíveis.

Como proteger a transmissão de dados?

Existem diversas maneiras para realizar a troca de dados privados na internet com confiança. Abaixo, listamos alguns de seus principais exemplos.

Gerencie riscos

O gerenciamento de riscos é uma questão muito importante para qualquer empreendimento, e não poderia ser diferente na atuação de um gerente de TI. Perder dados sigilosos significa que você não tomou os cuidados necessários para proteger as informações de seus clientes.

E isso pode acontecer de diversas maneiras, como em um vírus que infecta as máquinas e rouba dados ou quando um hacker invade todo o sistema. Em todos os casos, você deve analisar e mapear todos os riscos. Após isso, é necessário criar um plano de ação para cada situação planejada.

Ao tomar essa atitude, você encontra os pontos fracos e outros gargalos que atrapalham o desempenho de todos e consegue evitar problemas com mais facilidade. Além do mais, você já terá em mãos todos os passos necessários solucionar as questões que surgirem em seu caminho.

Opte por soluções privadas

As tecnologias são constantemente aprimoradas, não é mesmo? O que hoje é bem-visto e utilizado amplamente pelo mercado pode se tornar obsoleto em um curto intervalo de tempo. Portanto, você deve manter-se antenado a essas mudanças.

O uso de soluções privadas vem ganhando muito espaço no mercado internacional. Uma Virtual Private Network (VPN), rede privada virtual, é definida por uma rede restrita em que o usuário se conecta para acessar a internet.

Em outras palavras, ela conecta o computador a um servidor de provedor VPN e oferece um IP exclusivo, tornando a conexão muito mais segura, anônima e criptografada.

Essa tecnologia é utilizada para burlar censura em países autoritários e garantir a privacidade na navegação. Com a melhoria dos serviços e a sofisticação dos servidores, vários negócios já se beneficiam dessa ferramenta de trabalho.

O armazenamento de dados na nuvem também é outra solução para ter dados privados na internet. A rotina de trabalho de um gerente de TI exige muita mobilidade. Acessar dados e documentos de qualquer lugar é um benefício que apenas esse tipo de serviço pode fornecer.

Com o acesso à internet, é possível encontrar aquilo que você deseja a qualquer hora e lugar. Não se esqueça de que existem várias funcionalidades, como o Cloud Acess Secutiry Broker, que controlam o tráfego de dados de uma empresa.

Descobriu como a troca de dados privados na internet é importante para o desempenho da sua gestão? Agora, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado da tecnologia da informação!

 

Sobre o autor

Telium

Deixar comentário.

Share This