Telefonia 4.0: o que é e que avanços esperar em um futuro próximo

Autor: Telium Networks
Publicação: 14/09/2018 às 02:54

Você já ouviu falar em telefonia 4.0? É bem provável que não — ou, talvez, saiba apenas um pouco sobre esse assunto. Mas fique tranquilo. Trata-se de um termo recente, que ganhou força ao longo de 2017 e está se tornando cada dia mais comum.

Afinal, é uma novidade que promete mudar bastante a forma como a indústria de Telecom influencia nossas rotinas, trazendo benefícios gigantescos tanto para as operadoras quanto para seus clientes.

No artigo de hoje, vamos colocar você a par de tudo isso. Nosso objetivo é explicar, em detalhes, o que é telefonia 4.0 e como ela vai impactar a gestão de TI de sua empresa. Boa leitura!

Afinal, o que é telefonia 4.0?

A expressão surgiu em 2017 e, pouco a pouco, começa a ser colocada em prática pelas operadoras mais atentas às mudanças de mercado. Em linhas gerais, podemos dizer que essa nova onda é um desdobramento do uso do VoIP, ou seja, a conversa de voz entre usuários realizada pela internet.

Graças ao VoIP, por exemplo, podemos falar com amigos via Skype. O curioso é que muitas pessoas da área não consideram a telefonia 4.0 como uma nova tecnologia. Na verdade, referem-se a ela como um conjunto de boas práticas de Telecom.

Dentro desse conjunto, estão ações como controle de ligações, gestão de PABXVirtual e adoção de rotas de menor custo. Tudo isso focando sempre na melhora dos serviços para os usuários finais, sejam empresas ou pessoas físicas.

No novo modelo, as operadoras passam a entregar ao cliente tudo o que é preciso para que ele obtenha os benefícios do mundo digital. Um exemplo é o baixo custo das ligações.

Para entender melhor a telefonia 4.0, no entanto, é importante expormos brevemente a evolução tecnológica que nos trouxe até aqui e as principais etapas que a precederam. Acompanhe.

Telefonia 1.0

É a primeira geração da telefonia, atualmente chamada de telefonia 1.0. Nessa fase, os serviços das operadoras eram 100% analógicos e focavam exclusivamente na transmissão de voz.

Os recursos para os usuários eram bem limitados, resumindo-se ao bloqueio de ligações, caixa postal e correio de voz, além do PABX analógico.

Telefonia 2.0

Depois de décadas sem muitos movimentos disruptivos, o setor finalmente entrou na etapa da telefonia 2.0. Em 1995, uma empresa do ramo lançou o Internet Phone Software, que introduziu a tecnologia do VoIP, permitindo a comunicação por voz via internet.

Foi um salto enorme. A partir de então, os usuários passaram a usufruir de serviços como identificador de chamadas, chamadas em espera, filas personalizadas e até mesmo atendimento automático.

Telefonia 3.0

É a etapa atual do setor de Telecom. Com a chegada da telefonia digital, ocorreu um salto enorme no que se refere ao fluxo de dados. A partir da telefonia 3.0, surge o PABX Virtual e suas várias vantagens.

Entre elas, vale citar o armazenamento de dados realizado na própria rede, em vez de ocorrer nos dispositivos mediadores. Isso permitiu aumentar (e muito) o fluxo de dados. Outra vantagem foi o aprimoramento da gestão em escala ampliada.

Como a telefonia 4.0 vai melhorar a vida do usuário?

Com a evolução e o aprendizado acumulados nas 3 etapas citadas acima, chegamos, enfim, à telefonia 4.0. Agora, as operadoras querem levar todos os benefícios do mundo digital e da internet, de maneira ágil e barata, aos usuários finais. E isso vai ser bom para você e sua empresa.

Afinal, a novidade diz respeito principalmente à forma como as operadoras se relacionam com os clientes. Elas querem aprimorar o serviço prestado e encontrar soluções que se adaptem melhor à realidade de cada usuário.

Abaixo, elencamos alguns dos principais benefícios proporcionados pela nova onda de Telecom e de que forma sua empresa poderá ganhar com isso. Prossiga com a leitura!

Mais valor agregado 

Desde que surgiu, a telefonia teve um valor agregado claro para os clientes. Comunicar-se com outra pessoa, a distância, foi sempre o desejo da humanidade, não é mesmo? O problema é que o tempo passou e o público está se tornando cada vez mais exigente. A telefonia 4.0 é a resposta para tais anseios.

Ao convergir várias tecnologias a partir do VoIP, a nova geração de serviços Telecom vai elevar a interação entre os usuários para o próximo nível. O cliente terá, a seu dispor, serviços de melhor qualidade, mais rápidos e customizados para suas necessidades.

Planos a preços mais baixos

Um dos motivos para o sucesso do VoIP foi a economia gerada para o bolso do usuário. Pessoas que gastavam cifras relativamente altas para conversar com seus familiares que moravam em outros países passaram a ter o serviço de graça via Skype.

Na telefonia 4.0, a mesma tecnologia vai ajudar a baixar os preços das ligações. Dessa forma, os clientes poderão ter serviços melhores, mas gastando menos dinheiro. É uma grande vantagem para cativar e conquistar novos usuários.

Planos mais customizáveis

Atualmente, as operadoras oferecem diversos planos de adesão e modalidades, mas a tendência é que lancem ainda mais alternativas aos clientes. Com a chegada da telefonia 4.0, as companhias de Telecom estão focando nas necessidades e peculiaridades de cada usuário.

Por isso, a tendência é que sejam criados planos ainda mais flexíveis. Isso terá um impacto importante para você e sua empresa, pois será possível contratar apenas os serviços necessários, sem precisar adquirir nada a mais.

Suporte personalizado

Alguma vez você já tentou conversar com uma operadora para resolver determinado problema e, simplesmente, não conseguiu? Essa dor de cabeça tem ficado para trás. Com a telefonia 4.0, as operadoras estão desenhando novos processos e serviços, que vão tornar o suporte de massa algo muito mais personalizado e eficiente.

Assim, clientes e usuários terão respostas a suas demandas de maneira rápida e eficiente. A vantagem é especialmente boa para gestores de TI, que encaram a Telecom como um serviço estratégico e estão sempre em contato com as operadoras para resolver questões rotineiras.

A telefonia 4.0 é a mais recente novidade de um setor que vive em constante transformação. É indispensável que gestores e profissionais de TI estejam por dentro dessa onda para que acompanhem, de perto, a evolução do mercado. Você e sua empresa têm muito a ganhar com isso.

E você? Gostou do artigo de hoje? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e levar informação a seus amigos!