VoiP e redução de custo nas empresas: entenda essa relação

Autor: Telium Networks
Publicação: 11/12/2018 às 02:12

O uso da tecnologia VoIP gera uma economia média entre 50 e 75% do valor antes gasto na manutenção de contratos de planos corporativos de telefonia. Apesar de o número anterior refletir a realidade de empresas norte-americanas, o cenário brasileiro não é diferente. Aliás, a Telium constata uma redução de custos de até 80% para seus clientes.

Mesmo permitindo tamanha diminuição de gastos e um considerável aumento da eficiência comunicativa da empresa e da produtividade dos colaboradores, poucos gerentes de TI ou responsáveis pelos contratos de telefonia conhecem as verdadeiras vantagens do uso do sistema VoIP.

Por isso, explicamos neste texto o que é o VoIP, como ele gera essa economia e quais são suas vantagens para a organização. Se quiser descobrir uma boa forma de redução de despesas sem perda de eficácia operacional, continue lendo e fique por dentro!

O que é o VoIP?

VoIP é o acrônimo inglês de Voice over Internet Protocol, ou Voz sobre Protocolo de Internet, em português. Ou seja, trata-se da transformação de sons em dados digitais que são transmitidos através do Protocolo de Internet (IP).

Apesar de ter sido criada na década de 1990, a tecnologia só pode ser difundida com o avanço da internet de banda larga. Afinal, ela usa a velocidade da conexão para receber e enviar dados, garantindo boa qualidade na comunicação.

Devido às deficiências da internet discada, as primeiras empresas a adotar o VoIP diziam que era um fracasso. Contudo, atualmente, sistemas como WhatsApp e Facebook Manager se difundiram usando essa mesma tecnologia para a conversão de dados analógicos em digitais.

O grande diferencial do VoIP para aplicativos voltados aos usuários domésticos é que a tecnologia possibilita chamadas entre computados ou telefones. Uma pessoa poderia, por exemplo, usar o VoIP para ligar para um número de telefone fixo sem que o receptor da mensagem diferencie se ele está usando uma linha convencional ou o VoIP.

Logo, falamos de uma tecnologia voltada às empresas e capaz de substituir todo o sistema de telefonia corporativo convencional usando a internet de banda larga para facilitar a interação.

Como o VoIP reduz custos na prática?

redução de custos no dia a dia acontece sem que o usuário do sistema perceba. Abaixo listamos algumas das principais maneiras:

  • se a empresa tem filiais, as ligações entre elas são gratuitas, pois o sistema considera a chamada como se fosse para um ramal interno;
  • o gestor pode ativar a função “Siga-me”, assim o ramal do colaborador tocará em seu smartphone, tablet ou notebook mesmo quando ele estiver fora de sua estação de trabalho;
  • os principais fornecedores e parceiros de negócio também recebem um ramal externo. Dessa forma, cria-se um canal direto com as empresas e as ligações também são consideradas internas, sem custos ou consumo de franquia;
  • PABX-IP permite a elaboração de ramais virtuais ilimitados, dispensando o custo de aquisição, manutenção ou ampliação do PABX tradicional. Além da economia, essa é uma forma de não impedir a expansão e o crescimento empresarial;
  • a URA (Unidade de Resposta Audível) também está inclusa na tecnologia VoIP. A empresa só precisa gravar as mensagens e configurar as opções ou o tempo de espera para usar uma ferramenta que nem sempre está disponível nos modelos mais básicos de PABX e tem que ser adquirida de maneira separada.

Enfim, a tecnologia VoIP dispensa uma série de investimentos em infraestrutura e substitui a contratação de planos de telefonia por um contrato de franquia de dados extremamente aderente às reais necessidades da companhia.

Ela também elimina a necessidade de investir em linhas de telefone celular. Como se não bastasse, possibilita a instalação de ramais virtuais até mesmo na casa dos colaboradores que trabalham no modelo home office ou remoto.

Quais as vantagens do VoIP?

Existem três benefícios destacáveis no uso da tecnologia VoIP. Além de gerar economia, eles melhoram a eficiência operacional da empresa. Veja.

Aumento da mobilidade

O funcionário pode trabalhar remotamente, atender chamadas destinadas ao seu ramal ou iniciar uma reunião com várias pessoas ao mesmo tempo e em números ou ramais distintos usando seu smartphone.

Ou seja, as preocupações sobre deslocamentos desaparecem. Elas são substituídas pela economia oriunda da troca das ligações entre telefone fixo e celular pelas entre ramais internos, sem custos.

Melhoria na interação

A telefonia tradicional exige a utilização de PABX ou equipamentos para incluir diversas pessoas em uma mesma ligação. Usando o VoIP, é possível envolver indivíduos de vários departamentos, fornecedores e parceiros de negócio em uma mesma chamada, ainda que tenham diferentes números de telefone.

Por tanto, o VoIP eleva o poder de interação e simplifica a comunicação. Tudo isso sem demandar novos gastos ou investimentos na área de telecomunicações.

Facilidade de gerenciamento

Os contratos de telefonia tendem a ser engessados e a adicionar uma série de serviços desnecessários para os usuários e suas rotinas de trabalho. Além disso, contam com clausulas de fidelidade e pacotes mínimos com preços pouco vantajosos para a adição de mais dados ou minutos no plano já contratado.

Por fim, a transferência ou mudança de perfil ou dos limites de consumo para cada pessoa costuma ser bastante burocráticas e demorada para acontecer.

Toda essa burocracia, criada para gerar mais lucro para as operadoras, é eliminada com o VoIP. O administrador do sistema tem acesso a uma central unificada, podendo adicionar e remover ramais ou pessoas com alguns cliques.

Também torna-se possível limitar, transferir e ampliar o consumo de franquia de dados disponíveis para cada usuário ou adequar o pacote conforme a necessidade da organização.

Por muito tempo, o VoIP foi inviabilizado pela largura de banda de internet. No entanto, hoje os usuários domésticos estão habituados a se comunicar usando aplicativos baseados nessa tecnologia. Portanto, avalie se não é hora de sua empresa migrar para esse sistema e aproveitar toda a redução de custos que ele gera!

Quer descobrir qual é o percentual de redução de custos que a tecnologia VoIP garante para a sua empresa? Entre em contato com os consultores da Telium Networks e confira os custos da utilização dessa tecnologia em seu negócio: basta acessar nossa página de PABX-IP e preencher o formulário!